Jogador do Bayern de München maltratando a bola. Foto: Divulgação/Bayern.

O Bayern de Munique, maior time de futebol da Alemanha, está usando o software SuccessFactors da SAP para gerir os processos de recursos humanos dos seus cerca de 1 mil funcionários, incluindo inclusive os jogadores.

Com a implementação do SAP SuccessFactors Employee Central, o Bayern abandonou planilhas e processos manuais e passou a empregar uma plataforma integrada. 

É possível acessar dados pessoais e atualizar perfis, bem como inserir, aprovar e registrar ausências e férias, tarefas que anteriormente exigiam que os funcionários procurassem o departamento de RH para aprovação.

A SAP é uma parceira antiga do Bayern, tendo se tornado patrocinadora em 2014, quando o clube passou a usar o software S/4 Hana para análise de jogadores e gestão.

Clubes de futebol são um dos principais alvos da vertical de esporte e entretenimento da SAP, criada há quase uma década.

Um dos primeiros grandes cases da empresa quando o assunto é futebol é o alemão Hoffenheim, um time de um vilarejo que compete há anos na primeira divisão do futebol do país (também ajuda o fato do dono do Hoffenheim ser Dietmar Hopp, um dos fundadores da SAP).

Nos últimos anos, a SAP vem fechando alguns contratos de expressão com clubes brasileiros, como o Grêmio e São Paulo, que usam o S/4, além de Palmeiras e o Botafogo de Ribeirão Preto, que usam o Business One.