A Capgemini foi contratada pelo Aeroporto de Guarulhos para implementar o ERP da SAP. Foto: Divulgação.

A Capgemini foi contratada pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport) para implementar um sistema ERP da SAP para gestão dos processos de negócios. O principal objetivo é dar vazão à capacidade de crescimento e atender às demandas de gerenciamento do maior aeroporto do Brasil.

Desde que assumiu a gestão do aeroporto, em fevereiro de 2013, a Concessionária Invepar investiu em diversas tecnologias para melhorar a infraestrutura aeroportuária. Agora, o aeroporto busca a atualização de seu sistema de gestão de processos de negócios.

Para isso, uma equipe de cerca de 50 profissionais da Capgemini está dedicada à implementação do SAP ERP, que tem previsão de término para abril de 2015. 

Com o novo ERP, a diretoria de Tecnologia da Informação do Aeroporto Internacional de Guarulhos poderá centralizar e gerenciar o fluxo de informações administrativas e integrar os processos internos do aeroporto. O reforço da segurança da informação dos dados, além da maior agilidade na tomada de decisões, também são objetivos do projeto

As soluções SAP permitem acessos simplificados às informações decisivas em um ambiente como o Aeroporto Internacional de Guarulhos, que envolve diversos setores administrativos e grande volume de dados.  

"Esse acordo nos consolida no mercado e é um alvo importante dentro da nossa estratégia em atender diferentes verticais, sempre com excelência operacional e alto nível técnico", afirma Ricardo Medina, vice-presidente de vendas para a rede global de parceiros SAP Brasil.

Entre os investimentos feitos pelo aeroporto em tecnologia, o mais recente foi a implantação de soluções da Check Point para proteger a rede de comunicação, especialmente no âmbito da intermediação da rede local com a internet.  

Em 2014, Guarulhos passou a ser o primeiro aeroporto no país a contar com portões eletrônicos de controle automatizado de passaporte brasileiro. Também conhecidos como e-gates, os portões eletrônicos agilizam o processo de inspeção de passaporte realizado pela Polícia Federal, reduzindo o procedimento de três minutos, em média, para apenas 30 segundos.

No último mês, também foi divulgado um contrato com a Cisco para integração e modernização da infraestrutura de tecnologia e telecomunicações do terminal 3 de Guarulhos. No terminal foram implantados switches Cisco e mais de 500 access points, provendo rede Wi-Fi para passageiros e clientes, além da cobertura em todo ambiente corporativo.