Alvacir Schulze.

A Dudalina, marca catarinense de camisas de alta qualidade, apostou em mobilidade para aumentar as vendas para as suas mais de 100 lojas próprias e franquias no Brasil.

Com consultoria da It’s Mobile, braço de mobilidade da gaúcha ITS Group, a companhia desenvolveu um aplicativo que coloca o catálogo da empresa na mão dos seus representantes comerciais.

O software começou a rodar no começo do ano e foi desenvolvido usando a plataforma de criação de aplicativos e o software de gestão de dispositivos móveis Afaria da SAP. 

O sistema funciona conectado ao sistema de gestão especializado em varejo de vestuário Virtual Age da Totvs.

“Nosso objetivo é que o representante deixasse de lado o aspecto burocrático e pudesse se concentrar totalmente em atender o lojista”, aponta Alvacir Schulze, gerente de TI da Dudalina, que esteve apresentando o case no SAP Fórum, em São Paulo.

De acordo com Schulze, com o aplicativo os representantes tem no seu tablet ou notebook o histórico atualizado de compras e pagamento dos lojistas. 

Além disso, eles podem salvar pedidos padrão e também acesso a informações sobre sobre vendas em outros pontos de mesmo perfil, o que pode ajudar na composição de mix de produtos mais efetivos.

O gerente de TI da Dudalina frisa que o aplicativo pode ser administrado pelas áreas de negócio da companhia, sem dependência para isso da equipe de tecnologia.

A manutenção é um aspecto importante. Hoje o catálogo da Dudalina inclui mais de 350 referências de produto para homens e mulheres, cada um deles com variedades de tamanhos e cores. Esse acervo é renovado a cada coleção.

No final de 2014, a Dudalina anunciou uma fusão com a Restoque, dona das marcas Le Lis Blanc, BoBô, John John e Rosa Chá. Antes disso, a empresa já havia vendido 72% das suas ações para os fundos de investimento norte-americanos.

* Maurício Renner cobriu o SAP Fórum em São Paulo a convite da SAP.