Estudos preliminares indicam que o coronavírus pode ficar vivo no celular por até nove horas. Foto: Pexels.
Os smartphones, assim como todos objetos de alto contato com as mãos, têm a higienização recomendada pelos especialistas como medida complementar de prevenção ao coronavírus.
Como lavar as mãos é a principal recomendação divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda entram na lista outras superfícies que podem transportar o vírus, como maçanetas, banheiros, balcões, tablets e teclados.
De acordo com o site Mobile Time, estudos preliminares indicam que o Covid-19 pode ficar vivo no celular por até nove horas. No entanto, a informação ainda não é conclusiva, pois a doença é nova e está sob averiguação da comunidade científica.
Uma vez que o vírus estiver no aparelho, as mãos podem transportá-lo para o nariz, a boca ou os olhos, gerando a contaminação.
Para fazer a limpeza, é preciso desligar o smartphone, remover qualquer capa e desconectar todos os cabos ou acessórios.
A indicação é utilizar um pano macio e úmido com álcool isopropílico ou cloro, evitando aplicar os líquidos diretamente no smartphone. Também é preciso manter a umidade longe de qualquer abertura do aparelho.