Investimento para startups. Foto: flickr.com/photos/renatocarvalho

O MercadoLivre lançou um fundo para empreendimentos que capitalizem o potencial da plataforma usufruindo de sua API (Application Programming Interface). O valor total de investimento é de US$ 10 milhões.

O programa, chamado MercadoLibre Commerce Fund, pretende financiar startups que apresentem projetos tecnológicos inovadores e de excelência para todo o ecossistema da empresa: MercadoLivre, MercadoPago, MercadoShops, MercadoEnvios e MercadoLivre Advertising.

Conforme a empresa, o fundo irá privilegiar aqueles empreendimentos que se encontram em uma etapa inicial, mas que demonstram perspectivas de crescimento.

Marcos Galperin, CEO do MercadoLivre, diz que enxerga na América Latina uma grande capacidade de criar empreendimentos tecnológicos. “Qeremos promover e impulsionar os desenvolvimentos para que eles contribuam para o crescimento da nossa plataforma e do comércio eletrônico da região”, diz.

Os interessados em obter o aporte devem contatar a equipe técnica e de negócios por meio do fórum do portal.

Em 2012, a empresa gerou US$ 5,7 bilhões no volume total de produtos transacionados, representando um crescimento de quase 18% em comparação a 2011. Foram 67,4 milhões produtos vendidos na plataforma, com mais de 81 milhões de usuários cadastrados.