App pretende simular várias características do empreendimento. Foto: Reprodução Oficina 3D

O escritório blumenauense de criação de imagem tridimensional, Oficina 3D, criou um aplicativo que simula  ambientes de projetos que ainda estão na planta.

A empresa, fundada em 2008, oferece a ferramenta voltada para corretores de imóveis com o objetivo de facilitar na explicação e experimentação de imóveis.

Conforme o CEO da Oficina 3D, Anderson Rodrigo de Alencar, os clientes são principalmente da área da construção civil. “A ideia surgiu com expoente crescimento do mercado de tablets e smatphones no Brasil. Nos especializamos no mercado imobiliário devido ao conhecimento da área e a demanda de mercado”, conta.

No aplicativo, o usuário simula movimentos no ambiente do projeto de um empreendimento. Dependendo da demanda, também são desenvolvidos vídeos, imagens ilustrativas e passeios em 360º.

“Ao sondar a concorrência notamos que inúmeras ferramentas estão sendo desenvolvidos sem o cuidado com o publico do empreendimento e com todos os detalhes que essa simulação deve ter”, acredita.

A equipe de criação, localizada em Santa Catarina e também na Argentina, realiza pesquisas de cenários (se a obra for à beira mar, por exemplo, estudam incidência solar, visão do observador de vários pontos do empreendimento e inclusive a formação das ondas).

Alencar diz que as construtoras buscam diferenciais na hora de apresentar seus projetos e atrair a atenção do comprador. “Pensamos que se o app facilitar a vida do corretor, gerar vendas e se possível em menor tempo e desgaste, nós estamos somando no mercado com esta ferramenta. O consumidor mudou, não quer esperar para ver se fez um bom negócio”, aponta.

Em 2013, o objetivo da catarinense é atingir novas regiões do país, apesar de já atender escritórios de todo o Sul, de São Paulo e Rio de Janeiro. “Este ano pretendemos aumentar ainda mais nosso território de atuação. Esperamos um crescimento de 40% nas nossas vendas em 2013 em relação a 2012”, diz, sem revelar a meta de faturamento.

GRATUITO E EXCLUSIVO
O aplicativo é disponibilizado na Apple Store gratuitamente onde qualquer usuário pode efetuar o download. A corretora pagará o preço de acordo com o pacote de imagens desenvolvido e com as funções que desejar adicionar na sua ferramenta.

O executivo diz que também é possível transformar um app específico de uma empresa em exclusiva para seus corretores. “Esta personalização é desenvolvida para uso dos profissionais somente e instalada manualmente”, conta.

Para cada imóvel, o sistema é personalizado, mas as funções de visualização das imagens 360°, localização e orientação por GPS, visualização das imagens, plantas e contato com o corretor são padrões no desenvolvimento.

Um pacote de ilustrações para um lançamento imobiliário, por exemplo, leva cerca de 45 dias para ser finalizado.