Motoristas terão login para abastecer. Foto: flickr.com/photos/kansasphoto

O governo do Paraná começou a usar um sistema informatizado desenvolvido pela Nutricash, para controlar o abastecimento de combustíveis para veículos da frota pública. 

Entre as novidades está a utilização do cartão de pagamento magnético, que permitirá gerenciamento individualizado dos veículos e uma economia projetada de 15% a 20%. 

O sistema será implantado e operado pela empresa Nutricash, vencedora de licitação. O estado possui frota de 16 mil veículos distribuídos em todos os 399 municípios, com consumo anual de R$ 36,8 milhões de litros de combustíveis. 

Atualmente, há dois sistemas de gerenciamento, um deles feito diretamente pelo Departamento de Transporte Oficial (Deto), em relação aos contratos dos postos próprios e o outro que é realizado por cada um dos órgãos do estado que tem contratos separado com postos comerciais e tratamento administrativo diferenciado. 

O novo modelo permitirá o gerenciamento único e descentralizado, ficando na responsável do Deto a coordenação geral e fiscalização do serviço. Cada órgão do Estado continuará monitorando suas frotas específicas. 

O objetivo do contrato é ter controle e guarda eletrônica dos históricos de cada um dos veículos em relação ao abastecimento, além de ter criação de indicadores de desempenho, flexibilização e agilidade nos procedimentos. 

O contrato prevê que no mínimo 926 postos de combustíveis sejam credenciados ao novo sistema. Todos estarão integrados à rede nos próximos 60 dias, período em que serão distribuídos os cartões para início efetivo do serviço. 

O sistema funciona com um cartão de pagamento magnético. Cada carro terá um cartão, que funciona como qualquer cartão de débito bancário. Os motoristas que o utilizam precisarão, na hora do abastecimento, digitar login e senha.  

A partir dos indicadores, será possível estabelecer mecanismos que impeçam o abastecimento ou que gerem eventos de alerta ao gestor do órgão usuário. Para casos excepcionais, a contratada deverá dispor de um telefone 0800. 

A empresa contratada produzirá também relatórios gerenciais personalizados, com o perfil de utilização do veículo e todas as relações possíveis envolvendo custo do combustível, quilometragem percorrida e quantidade de litros consumida.

Fundada em 1993, a matriz da Nutricash fica em Salvador. A empresa conta com filiais em Pernambuco e São Paulo.