Facebook disponível em telefones simples. Foto: flickr.com/photos/scallop_holden

A Vivo lançou um novo serviço de redes sociais que permite acesso ao Facebook mesmo para clientes que não têm pacote de dados ou um smartphone.

O projeto foi desenvolvido em conjunto com a Myriad, empresa de soluções em tecnologia digital, que também é parceira da companhia na oferta de serviços de valor agregado.

O serviço da Vivo permite interação através de uma navegação simples, por meio de uma interface de texto que utiliza a tecnologia chamada USSD, nativa em todos os celulares.

Com ele, o usuário pode acessar o mural, atualizar o status, curtir e comentar posts, gerenciar pedidos de amizade e conversar por mensagens inbox. 

A pesquisa Consumidor Móvel 2013, realizada pela Nielsen em julho do último ano, apontou que, para os brasileiros, a função prioritária de um smartphone é acesso às redes sociais. 

Conforme o estudo, 75% dos usuários usam o aparelho para essa finalidade. A Vivo conta com essa preferência para conquistar clientes que, mesmo sem um telefone avançado, têm o desejo de se conectar na rede social.

No Brasil, a venda de smartphones superou a de telefones convencionais pela primeira vez em agosto do ano passado. Mesmo assim, a aquisição de aparelhos simples cresceu 35% no país em 2013.

Para iniciar o uso da novidade da Vivo, o cliente deve ativar o serviço ligando para o número *828# e seguindo o passo a passo que aparece na tela do celular. Outra opção é enviar a palavra “SIM” por SMS para 828.

O cliente que optar por assinar o serviço terá sete dias gratuitos para conhecê-lo. Após esse período, a tarifa será de R$ 1,99 por semana. Mais informações podem ser encontradas na página do serviço.

A novidade integra a estratégia da Vivo de se tornar uma Telco digital, empresa que cria soluções para trazer benefícios ao dia a dia de trabalho, estudo, lazer e convivência das pessoas.

As receitas líquidas com serviços digitais e valor agregado da companhia atingiram R$ 1,1 bilhão em 2013, desempenho 29,4% superior ao registrado no ano anterior.

A Myriad tem 16 escritórios ao redor do mundo, incluindo cidades como Londres, Paris, Tókio, Pequim e São Francisco. A empresa já trabalhou com outras operadoras como Three, T-Mobile, Vodafone.

Além disso, realizou projetos com fabricantes de aparelhos como LG, Motorola e Samsung.