QUÍMICA

BASF lança e-commerce com Hybris

17/04/2019 14:26

A ferramenta oferece soluções para a fabricação de calçados, produtos de limpeza, cuidados pessoais e outras

Renata Milanese, gerente sênior do go to market da BASF. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A BASF, indústria química líder em inovação, agora conta com uma plataforma de comércio digital que oferece soluções químicas para diversas indústrias. O sistema de vendas online utiliza a plataforma de gestão de e-commerce Hybris, da SAP.

No primeiro momento, a ferramenta online disponibiliza soluções para a fabricação de calçados, produtos de limpeza, cuidados pessoais e soluções para parceiros do setor de açúcar e etanol.

Até então, a empresa trabalhava com uma equipe de vendas direta e distribuidores cadastrados. No entanto, o e-commerce surge como alternativa para atender a grande dispersão geográfica dos mercados consumidores da BASF.

“O modelo online é visto como complemento às equipes de venda, que podem oferecer suporte por telefone para clientes interessados em adquirir produtos pela internet a partir do trabalho omnichannel. Além disso, os parceiros podem utilizar o conteúdo técnico e as explicações detalhadas presentes no e-commerce para reforçar suas vendas”, explica Renata Milanese, gerente sênior do go to market da BASF.

Apesar de utilizar também um sistema de gestão (ERP) da SAP, a empresa ainda não conta com a plataforma de e-commerce integrada à solução por estar em período de MVP (produto mínimo viável, na sigla em inglês).

O plano da empresa é expandir o número de unidades de negócios disponíveis no e-commerce até 2020. A próxima área inserida no portal de vendas será a de ingredientes para o mercado de confeitaria e panificação.

Antes do lançamento oficial do e-commerce, alguns negócios da empresa abriram portais para vendas digitais que funcionaram como piloto para a iniciativa.

“No período de testes, fomos a primeira empresa química a contar com uma plataforma digital para fazer vendas na Black Friday. Em 2017, a data foi restrita aos negócios de Care Chemicals e, diante do grande sucesso, estendemos aos demais negócios em 2018. A experiência positiva nos estimulou a investir no caminho digital”, explica Milanese.

Globalmente, o Grupo BASF conta com aproximadamente 122 mil colaboradores que trabalham com um portfólio organizado em 6 segmentos: químicos, materiais, soluções industriais, tecnologias de superfície, nutrição & care e soluções para agricultura. A BASF registrou vendas de € 63 bilhões em 2018. 

A sede da BASF na América do Sul está localizada em São Paulo. A empresa tem 17 unidades na região e mais de 4 mil funcionários no Brasil. 

Veja também

SERRA
Canela tem app de alto gabarito

App tem a assinatura de Sandra Pecis, uma das pioneiras da Internet no Brasil.

REFORÇO
Magalhães, ex-Vert, assume AMS da Star IT

Consultoria SAP vem reforçando o time desde o ano passado.

CARREIRA
CIO da Riachuelo deixa a empresa

Paulo Farroco também passou por Casas Pernambucanas e C&A.

EMPREENDEDORISMO
Quando tudo parece perdido, que tal reinventar seu negócio?

"O mundo tem criado uma visão fantasiosa em torno do empreendedorismo".

E-COMMERCE
B2W e Magazine Luiza disputam Netshoes

A Netshoes tem um valor de mercado de US$ 70 milhões.

VENDAS
Líquido Store migra para e-commerce Totvs

A troca de plataforma aconteceu em 2018. 

ATENDIMENTO
Carrefour lança assistente virtual com IA

A solução foi desenvolvida pela unidade Services Digital do Grupo Services.

SAÍDA
IBM vende Watson Marketing

Empresa disfarça para não prejudicar a galinha dos ovos de ouro.

VAREJO
Linx compra Hiper por R$ 50 milhões

Linx quer bombar o Linx Pay entre pequenos varejistas por meio da base da startup.

MODA
Zara lança e-commerce no Brasil

De acordo com o Zara Index, o Brasil é o local mais caro para adquirir roupas da marca.

KEYNOTE
Barack Obama palestra no VTEX Day

Plataforma de e-commerce dá maior tacada na estratégia do palestrante de peso.

REFORÇO
Linx chama ex-Vtex para liderar e-commerce

Alessandro Gil passou também por Rakuten e Ikeda.

RESULTADO
Mercos cresce 60% em 2018

O resultado foi impulsionado pela ampliação dos canais de vendas da empresa. 

CHUVA DE MILHÕES
Softbank tem fundo para América Latina

Japoneses querem investir US$ 5 bilhões nos próximos cinco anos em startups da região.