A Braskem adotou o Concur no Brasil e no México. Foto: Divulgação.

A Braskem contratou o SAP Concur Expense para processar os reembolsos de despesas e prestações de contas da empresa. 

A solução, implementada em setembro de 2018 no Brasil, está disponível para cerca de 7 mil funcionários no Brasil e México. Em breve, o sistema será utilizado também por 1,2 mil colaboradores nos Estados Unidos.

Com o sistema, o objetivo era melhorar um processo considerado burocrático e demorado.

“O processo era manual e o funcionário precisava prestar as contas em uma planilha de Excel e mandar os recibos via malote para a equipe de Serviços Compartilhados, em Salvador. Para seguir com o processo, a equipe checava os recibos e confirmava o valor reportado na planilha. Com toda essa checagem, demorava mais de duas semanas para o reembolso ser concluído”, conta Fernando Hamrick, coordenador de TI para a área de Business Solution.

A empresa selecionou o sistema Concur, da SAP, ao buscar uma ferramenta automatizada, que validasse a veracidade das informações e que estivesse dentro do padrão escolhido pela Braskem.

“Nós já tínhamos uma experiência parcial com a empresa na América Latina e, no final do processo, optamos pela implementação da plataforma na operação brasileira”, resume o executivo.

O processo de implementação durou dois meses para o Brasil. Logo após, foi executado o trabalho no México, com duração de um mês. Agora, a instalação está acontecendo nos Estados Unidos. 

O foco da Braskem agora é consolidar a ferramenta nas demais regiões em que a empresa atua e colocar no SAP Concur as despesas executivas, como reembolsos de restaurantes em encontros de relacionamento, por exemplo.

A SAP trouxe a Concur para o Brasil em março de 2017 e já atende a nomes como CPFL Energia e Taesa.

O processo de vendas da empresa é feito diretamente pela SAP, sem um programa para comercialização indireta. A implementação também é realizada pela companhia.

A SAP conta com parcerias com Deloitte e Grupo Assa para lidar com processos ligados à implementação, como definição de políticas de viagem, change management, redefinição do processo de aprovação de despesas, entre outros.

No Brasil, a equipe da Concur conta com cerca de 50 pessoas. Em 2019, a ideia é dobrar o time dedicado à solução.