Igor Marinelli e Gabriel Lameirinhas. Foto: divulgação.
A Tractian, paulistana especializada no monitoramento e análise da vibração e da temperatura de máquinas e equipamentos, recebeu um aporte de R$ 80 milhões liderado pelo Next47, fundo americano que possui a Siemens como investidor âncora.
A rodada, que avaliou a empresa em mais de R$ 320 milhões, contou com a participação de todos investidores anteriores, além da Totvs, por meio de seu fundo CVC, e de Gilberto Mautner, fundador da Locaweb.
A startup foi fundada em 2019 pelos sócios Igor Marinelli e Gabriel Lameirinhas, que têm pais coordenadores de manutenção e sempre acompanharam a quantidade de problemas nas fábricas.
Depois, os dois foram trabalhar na indústria e aprenderam a programar até fazer a primeira versão do sensor e da plataforma de monitoramento de máquinas que existe hoje.
Atualmente, a Tractian atua com um sensor chamado Band Trac, plugado aos equipamentos monitorados para que a plataforma on-line analise a máquina em tempo real.
A solução não precisa de gateways ou integradores e promete aprender o comportamento natural do equipamento após 15 dias de treinamento. Após determinar o padrão de funcionamento, ela avisa por WhatsApp ou e-mail sempre que um diagnóstico for gerado.
Além disso, a empresa oferece uma solução de gestão de ordens de serviço e automatizações com base nas horas de funcionamento do equipamento.