O Centro de Visitantes Paineiras-Corcovado agora tem cobertura 4G. Foto: Divulgação.

A QMC, empresa de infraestrutura de telecomunicações, forneceu a infraestrutura wireless para cobertura indoor aos visitantes do Cristo Redentor, situado no Centro de Visitantes Paineiras-Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca. 

Apesar de se tratar de uma área de sombra para telefonia celular, o projeto de cobertura foi realizado com sucesso em parceria com a RFS.

O local recebe mais de 1 milhão de turistas ao ano e é também uma área de entretenimento e recreação, aumentando a necessidade de um sistema de antenas distribuídas (DAS) de qualidade. 

"O essencial para desenvolvermos uma solução como essa é o alto fluxo de pessoas somado a uma complexidade para construir infras de telecom, sejam elas indoor ou outdoor", explica Getulio Bordalo, gerente de desenvolvimento de negócios da QMC.

A tecnologia utilizada foi a MIMO 2x2, oferecendo acesso à rede 4G e baixo impacto visual.

"As antenas construídas no Corcovado, e em alguns outros lugares históricos, levam em consideração a arquitetura do lugar para ser determinada a mimetização das antenas", afirma o gerente.

A infraestrutura é utilizada via aluguel pelas quatro grandes operadoras móveis do Brasil, em modelo no qual a QMC aposta desde 2015.

No Brasil, a QMC é a quarta maior player no mercado de torres e possui mais de 2,2 mil ativos já construídos ou em desenvolvimento, nos sistemas build to suit (customizado), DAS (Distributed Antenna System) e SLS (Street Level Solution), criando sistemas multi-operadora e multi-tecnologia (2G, 3G, 4G).