Plataforma conta com informações validadas por especialistas do hospital. Foto: divulgação.

A Beneficência Portuguesa (BP), complexo hospitalar de São Paulo, criou uma plataforma baseada em inteligência artificial utilizando o Salesforce CMS e o Community Cloud, da mesma empresa, para informar sobre a Covid-19.

Ambas soluções utilizadas pela BP foram fornecidas pelo Salesforce Care, um conjunto de produtos da companhia disponíveis gratuitamente por conta da pandemia, por um período limitado.

Batizado de Covid-Info, o projeto teve suporte da Everymind, empresa de consultoria em tecnologia Salesforce, que doou horas de trabalho para a configuração do portal da comunidade. 

A plataforma conta com informações validadas por médicos e especialistas da BP, disponíveis de forma gratuita para ajudar a população a entender melhor e saber como se proteger da Covid-19.

Segundo a instituição, a comunidade estará sempre atualizada, levando em consideração as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde, Conselho Federal de Medicina (CFM), e do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos. 

Os materiais estão agrupados por assuntos e a ferramenta permite que o cidadão faça buscas por temas específicos de interesse, além de direcionar perguntas diretamente para os especialistas da BP.

"Desde o início da pandemia de Covid-19 nosso time vem produzindo uma série de conteúdos em diferentes formatos para os públicos com os quais nos relacionamos. E agora nós estamos disponibilizando todo esse acervo por meio de uma plataforma bastante amigável e intuitiva", conta Denise Santos, CEO da BP.

O Community Cloud já foi usado mundialmente por empresas e instituições no cenário de pandemia. 

Entre as iniciativas, estão um portal para um laboratório que oferece testes gratuitos para Covid-19, um aplicativo para alimentação de profissionais de saúde do Reino Unido, além do auxílio na entrega de pedidos de lavanderia para dezenas de hospitais na França.

"Enquanto amplia o entendimento sobre a pandemia, a BP presta um serviço inestimável e se aproxima da comunidade", destaca Fabio Costa, general manager da Salesforce Brasil.

Segundo a empresa, mais de 530 milhões de pessoas no mundo usam o Salesforce Community Cloud para se aprofundar em temas de interesse. 

A Beneficência Portuguesa de São Paulo possui quatro marcas de serviços hospitalares, além de outras três que contemplam serviços de medicina diagnóstica, educação e pesquisa. 

São três unidades na cidade de São Paulo com cerca de 1 mil leitos, 7,5 mil colaboradores e 4,5 mil médicos distribuídos em oito torres e cerca de 50 clínicas.