EDUCAÇÃO

Unochapecó adota solução da Veeam

17/06/2022 15:31

Com a implantação, o tempo de backup da universidade reduziu em 95%.

Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), instituição de ensino superior localizada no Oeste de Santa Catarina, adotou a solução da Veeam Software, focada em backup e gestão de dados na  nuvem.

A instituição estava com um ambiente que tinha dificuldades em acompanhar o crescimento do volume de dados, levando a backups cada vez mais longos, o que ameaçava a capacidade de fornecer serviços contínuos aos usuários.

Com mais alunos fazendo aulas on-line e mais funcionários trabalhando em casa, além de muitas instituições em Santa Catarina terem sido afetadas por violações de dados, melhorar a disponibilidade e a proteção da infraestrutura de TI tornou-se uma prioridade.

“A Veeam chamou nossa atenção desde o início, quando foi reconhecida Líder em Soluções de Software de Backup e Recuperação Empresarial no relatório Gartner Magic Quadrant. Depois de fazer mais pesquisas, sentimos que o Veeam Backup & Replication poderia atender às nossas exigências”, conta Lissandro Hoffmeister, gerente geral de TI da Unochapecó.

Hoje a universidade usa a solução para fazer backup de aproximadamente 30 TB de dados em crescimento constante, espalhados por 110 máquinas virtuais VMware e servidores físicos Linux.

Isso inclui uma instância de produção do banco de dados Oracle, compreendendo 3 TB de dados, a parte mais crítica da infraestrutura da Unochapecó.

Com a implantação, a janela de backup foi reduzida de horas para minutos, representando uma redução de 95% no tempo. 

Além disso, acrescentou uma camada de proteção contra ataques de ransomware por meio de backups imutáveis nativos.

“Uma vez criado, um backup é imutável por pelo menos sete dias, portanto é impossível alterá-lo ou apagá-lo. No caso de um ataque de ransomware, isso significa que podemos restaurar os dados de um backup recente não comprometido e evitar o pagamento de um resgate”, explica Hoffmeister.

Passado o período de backup imutável, é possível atualizar registros individuais no backup, o que ajuda a atender à LGPD. A lei prevê que, quando um indivíduo envia uma solicitação de remoção de dados, as empresas têm 15 dias para excluir de todos os seus sistemas, inclusive backups.

“Com a Veeam, apagar esses registros individuais de nosso backup é rápido e direto, o que nos permite lidar com as solicitações de forma eficiente e permanecer em conformidade com as últimas exigências regulamentares”, destaca o gerente da Unochapecó.

Fundada em 1970, a Unochapecó é uma das maiores instituições de ensino superior de Santa Catarina, com 9 mil alunos em mais de 40 cursos de graduação, além de pós-graduação, pesquisa e extensão. 

A universidade faz parte Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), que possui 16 instituições em 53 cidades de Santa Catarina, somando mais de 150 mil alunos.

A Veeam Software nasceu em 2006 e tem sede em em Columbus, no estado americano de Ohio. A companhia tem mais de 400 mil clientes, com 35 mil parceiros de canal e escritórios em mais de 30 países. Em seu portfólio, estão clientes como Volvo, ESG e Hard Rock.

Veja também

MODA
Carmim: segurança com BluePex

A marca está presente em mais de 1 mil pontos de venda em 860 cidades.

LIMPEZA
Você sabe o que são dados ROT?

Informação redundante, obsoleta ou trivial é um desafio para as empresas.

INFRA
Banrisul aposta em novo data center

Investimento de R$ 83 milhões conta com dois mainframes da IBM.

INDÚSTRIA
Tabone: hiperconvergência com Nutanix

Projeto foi da integradora Aveere e também contou com tecnologias da Veeam e da Fortinet.

RISCO
Pequenas sem antivírus nem backup

Pesquisa da AX4B mostra cenário assustador na área de segurança.

SEGURANÇA
Apple, Google e Microsoft querem eliminar o uso de senhas

Gigantes querem usar celular para autenticar usuários nos seus serviços.