Carlos Horn. Foto: Francisco Assis / BRDE

Carlos Henrique Horn assumiu a presidência do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) nesta terça-feira, 17.

Ele irá ocupar o cargo até novembro de 2013, período que cabe ao Rio Grande do Sul a presidência do banco, levando em conta o sistema de rodízio que regra a ocupação do quadro diretivo entre os três estados do Sul, controladores da instituição.

“O mundo do investimento produtivo é o mundo do BRDE. Há mais de meio século o banco provê recursos financeiros para empresas de todos os portes, e assim continuará, em sua função de agente de fomento para a região”, destacou Horn.

Economista, com doutorado na Universidade de Londres, o novo presidente também atua como coordenador de Comissão no Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) e diretor vice-presidente da Associação Brasileira das Instituições Financeiras de Desenvolvimento (ABDE).

No BRDE, está desde 1999, tendo como posição mais recente a de diretor representante do Rio Grande do Sul.

No currículo, traz também passagens anteriores por cargos de liderança e professorado em organizações como Banrisul, Sebrae e Ufrgs.

Sobre as prioridades na presidência do BRDE, Horn destaca seis pontos: execução do planejamento estratégico do banco, modernização da instituição, capacitação do pessoal, ajuste ao cenário de menores taxas de jutos e criação de condições para sustentar o crescimento da oferta de crédito, além de fomentar apoio às políticas públicas dos estados.

Além dele, toda a nova diretoria do banco foi empossada, em solenidade no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, em Porto Alegre.

Confira a nova composição da diretoria:
Diretor-Presidente: Carlos Henrique Vasconcellos Horn (RS)
Vice-Presidente e Diretor Financeiro: Jorge Gomes Rosa Filho (PR)
Diretor de Planejamento: Renato De Mello Vianna (SC)
Diretor Administrativo: José Hermeto Hoffmann (RS)
Diretor de Operações: Neuto Fausto De Conto (SC)
Diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos: Nivaldo Assis Pagliari (PR)