Laércio Consentino. Foto: divulgação.

Laércio Cosentino, presidente da Totvs, foi eleito presidente do conselho de administração da Brasscom, e vai substituir Rogério Oliveira, ex-presidente da IBM no Brasil e na América Latina.

Segundo matéria do jornal Valor Econômico, a expectativa, com a entrada de Cosentino, é que haja mais compartilhamento de informações sobre governança corporativa e atuação no mercado de capitais.

"Tive uma experiência bem-sucedida no mercado de capitais e Oliveira trouxe sua experiência internacional. No fim das duas gestões, a Brasscom terá resultados bastante interessantes", afirmou Cosentino ao Valor.

A Brasscom foi fundada em 2004 com a meta de estimular a exportação de serviços de TI e tornar o Brasil um dos três maiores centros de serviços de terceirização de processos de negócios (BPO) do mundo.

Em 2011, o país foi o sétimo colocado, com receita no setor de US$ 102,6 bilhões.

Em função do mercado doméstico aquecido, a Brasscom tem concentrado seu foco em ações voltadas ao mercado interno.

Entre as bandeiras que a instituição defenderá no curto prazo estão a aprovação das medidas provisórias (MPs) 563 e 564, que tratam da desoneração da folha de pagamentos e a instalação de programas de formação de mão de obra em TI.

A eleição foi realizada no último dia 13, em assembleia geral ordinária da entidade.

Como vice-presidentes foram eleitos Marco Stefanini, fundador e executivo-chefe da Stefanini; Benjamin Quadros, presidente da BRQ IT Services; e Fernando Martins, diretor de negócios da Intel no Brasil.

Na ocasião, Antonio Carlos Gil foi reeleito como presidente executivo da Brasscom. As principais mudanças foram feitas no conselho de administração.