Foto: divulgação/Locaweb

A Locaweb quer aumentar de 25% para 50% a participação dos canais no seu faturamento em três anos.

Para isso, a estratégia é transformar clientes em parceiros de negócios, com a contraproposta de atendimento diferenciado, visibilidade, descontos e até comissionamento.

Na prática, desenvolvedores que usam a plataforma da Locaweb para prestar serviços aos seus clientes, e que hoje às vezes indicam a companhia como provedora de hosting, entram na mira para ter uma relação formalizada, e com benefícios.

“Estamos saindo da informalidade do canal que existe hoje, que era enxergado como cliente final, e estabelecendo um relacionamento comercial mesmo”, Flávio Simeliovich, gerente de Canais da Locaweb.

O programa divide os parceiros em quatro grupos: desenvolvedores de sites, agências digitais e de publicidade, provedores mais focados que usam a infraestrutura da Locaweb para crescer em escala, e grandes integradores, que já têm capacidade de contemplar projetos maiores.

Hoje, segundo o gerente, são cerca de 16 mil canais, mas o potencial da nova campanha é elevar o número para 20 mil, que é o total de desenvolvedores na plataforma.

E para todos, Simeliovich promete exclusividade no atendimento.

"A gente montou uma ilha de atendimento só para esse público, com pessoas treinadas para atender ao perfil deles", afirma o gerente. "Ela já suporta toda essa capacidade de atendimento, com funcionários da Locaweb", completa.

Descontos, de 20% a 25%, para os participantes do programa também estão previstos.

O percentual varia de acordo com a receita que o canal trará para a empresa, acrescenta o gestor. Pode haver casos sem descontos, por exemplo.

Outro ponto destacado é o comissionamento, cujo valor não foi revelado.

Além disso, os canais parceiros terão apoio da empresa em ações de divulgação e indicação.

"A própria Locaweb vai indicar desenvolvedores. Queremos crescer juntos”, acrescenta o gerente.

Segundo dados do IDC LA IT Services Tracker 2010, categoria Infrastructure Hosting Services, a Locaweb é líder em Hosting no Brasil e na América Latina.

A empresa possui cerca de 230 mil clientes e capacidade para mais de 25 mil servidores. A empresa não abre dados de faturamento.