Elipse leva certificação com solução para setor de energia. Foto: Flickr.com/ashptorres

A Elipse Software acaba de obter o certificado de conformidade concedido pelo DNV-Kema, da Holanda, para sua solução IEC 61850.

O DNV-KEMA é um laboratório independente, e concede certificados do chamado nível A, enquanto empresas avaliadas por laboratórios próprios (não independentes) só podem emitir os de nível B, desde que aprovados previamente pelo UCAIug (Utilities Communication Architecture - International Users Group).

Segundo Marcelo Salvador, diretor de negócios da Elipse, a certificação qualifica a empresa na condição de fornecedora de software para subestações de energia e centros de operação, incluindo produtos como interfaces locais de operação, gateways (conversores) de protocolos e sistemas de operação 24x7 de centros para companhias de geração, transmissão e distribuição de energia.

Para alcançar o certificado, os testes da solução foram realizados em uma semana, na cidade de Arnhem, sendo compostos de uma análise de documentos exigidos pela norma, além dos testes de comunicação propriamente ditos divididos em blocos de conformidade.

Cada bloco é composto de testes obrigatórios e opcionais. O Elipse Power e seu driver de comunicação IEC 61850 foram aprovados em todos, garante Salvador.

“Os engenheiros da Kema nos parabenizaram pelo tempo recorde com que finalizamos os testes, uma vez que levamos apenas quatro dias para realizá-los. Em segundo lugar por sermos uma das poucas empresas que não utilizou componentes de softwares de terceiros, sendo toda a solução de total propriedade e conhecimento nosso”, afirma o gestor.

A DNV-KEMA é a única entidade aprovada pelo UCAIug a realizar os testes de conformidade dos clientes IEC 61850.

O UCAIug, por sua vez, é uma organização sem fins lucrativos focada em assistir usuários e fornecedores na aplicação das normas de aplicações de tempo real em vários segmentos.