Damião no Pro Evolution Soccer. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

Depois de anos de exclusividade na franquia Pro Evolution Soccer, da Konami, o Sport Club Internacional foi confirmado no game de futebol Fifa 14, da Electronic Arts.

O clube gaúcho foi confirmado ao lado de outros 18 times nacionais - Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Coritiba, Criciúma, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás,  Náutico, Palmeiras, Portuguesa, Ponte Preta, Santos, São Paulo, Vasco da Gama, Vitória e o rival Grêmio, que já figurava nos últimos títulos da franquia.

A presença de 19 times brasileiros é um avanço em relação a edição anterior do game, que contou apenas com treze equipes nacionais. Por questões de licenciamento, Atlético-GO, Náutico, Sport, Portuguesa, Figueirense, Ponte Preta e Inter ficaram de fora naquela ocasião.

Para o novo Fifa, que será lançado para Xbox 360, PC, PS3, e também para os consoles de nova geração - PS4 e Xbox One - as ausências sentidas entre os times da primeira divisão são Corinthians e Bahia. Curiosamente, o rival Palmeiras marcará presença no jogo, mesmo competindo na segunda divisão do Brasileirão.

No entanto, segundo a EA, os clubes que ficaram de fora ainda estão em negociação, e é possível que eles entrem no jogo mais tarde.

Embora as marcas dos times não estejam licenciadas, não quer dizer que eles não participam do game. Eles apenas figuram em versões genéricas, com uniformes não oficiais e nomes diferentes. No entanto, as escalações dos times são idênticas ao do time real, por conta da cessão de direitos de imagem dos jogadores à Fifa.

Isso aconteceu em 2012, quando Botafogo, Vasco e Palmeiras não estava licenciados na versão inicial do game, figurando com nomes alternativos. Em novembro, após negociar a cessão dos direitos, a desenvolvedora liberou um pacote de atualização do jogo que incluiu o nome e uniformes oficiais dos clubes.

Segundo divulgado pela Electronic Arts, Fifa 14 tem sua data de lançamento prevista para 24 de setembro nos Estados Unidos, com lançamento simultâneo no Brasil.