Compras, como a do Tumblr, foram apontadas como razões da queda na receita do Yahoo! Foto: reprodução

O Yahoo encerrou o segundo trimestre de 2013 com queda de 6,8% na receita em relação ao mesmo período de 2012, somando US$ 1,13 bilhão.

O lucro líquido subiu 46,1%, ficando em US$ 331,2 milhões.

De acordo com balanço divulgado pela companhia, a queda na receita se deveu aos gastos com aquisições – em maio, por exemplo, a companhia comprou o Tumblr por por US$ 1,1 bilhão.

Antes disso, investiu US$ 30 milhões na startup inglesa Summly, criadora de um app agregador de feed que, em seguida, se provou um mau negócio, já que, apesar do impacto no lançamento, conquistou poucos usuários e até abril deste ano havia dado retorno financeiro zero para a compradora.

Questionado, o Yahoo! respondeu que desativaria o Summly, mas empregaria o jovem CEO da Summly, Nick D'Aloisio, de 17 anos, como um dos líderes no setor de tecnologias móveis da companhia.

Assim, excluindo custos de aquisição (ou TAC, o dinheiro pago aos parceiros que geram tráfego para o site) de US$ 1,077 bilhão, o lucro ajustado por ação do Yahoo no segundo semestre foi de US$ 0,35.

Um desgosto para o mercado, já que analistas esperavam US$ 1,082 bilhão, com lucro por ação de US$ 0,30.

Com isso, as ações da companhia subiram por um período no pregão da Nasdaq, mas passaram a operar em queda logo em seguida.