A AFIP agora tem mais de 2,5 mil contas do pacote Office 365. Foto: Pexels.

A AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa) implementou o Office 365 com apoio da Brasoftware. O projeto envolveu pouco mais de 2,5 mil contas do pacote corporativo da Microsoft.

"Decidimos implementar o Office 365 pela interface da solução, menor impacto em termos de mudanças para os usuários e maior adesão e sucesso com os colaboradores da instituição, solucionando problemas de armazenamento e limite da caixa postal dos e-mails, que agora estão na nuvem", explica Leandro Neves, gerente de infraestrutura de TI da AFIP.

A AFIP é privada, sem fins lucrativos e filantrópica. A instituição fornece suporte financeiro para atividades de docência, pesquisa científica e atendimento médico à comunidade.

Com sede em São Paulo, a AFIP mantém mais de 50 endereços em 8 estados brasileiros, para o cumprimento de suas finalidades estatutárias e sociais.

Mais de 1.200 trabalhos científicos foram realizados e publicados em revistas indexadas com apoio da organização, além de congressos, simpósios, cursos, etc. 

Antes do Office 365, a associação armazenava os dados em um servidor local, no data center da própria entidade. Dessa forma, adversidades no ambiente geravam dificuldades com os e-mails. 

Com o Office 365 não há necessidade de um servidor local, manutenção de equipamentos e backup, pois a solução é fornecida em nuvem, no modelo de serviço.

O projeto também iniciou a utilização do Teams na organização. A ferramenta é voltada para colaboração, gestão de projetos, compartilhamento de arquivos e comunicação entre equipes. 

"Com o Teams, foi possível oferecer aos colaboradores da AFIP acesso a recursos de vídeo conferência e compartilhamento de arquivo, reduzindo custos com viagens e deslocamentos e claro, aumento de produtividade", comenta Elaine Faben, gerente da Brasoftware Consulting.

A implementação da solução durou seis meses e contou com um trabalho de divulgação interna na associação, com o objetivo de compartilhar os ganhos técnicos e conscientizar os colaboradores sobre a importância da evolução tecnológica da entidade.

"O mercado está sempre se renovando e nós precisamos acompanhar esse ritmo. Neste ponto também, o Office 365 se apresentou como uma solução ideal, nos ajudando com a modernização das nossas ferramentas, atendendo a novos requisitos de segurança, e propondo um modelo de trabalho mais colaborativo e produtivo", conclui Leandro Neves.

Fundada em 1987, a Brasoftware comercializa soluções de empresas como Microsoft, Autodesk, Adobe, Symantec, McAfee, Citrix, Arcserve, Corel, entre outras. Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura.

Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília, a companhia tem clientes como BrasilPrev, Claro, Cielo, Editora Abril, Grupo Votorantin, Serasa Experian, Vivo, Sky, Eletrobrás, UOL e Senai-SP.