João Doria, governador de São Paulo, e Duarte Nogueira, prefeito de Ribeirão Preto. Foto: F L Piton.

A Prodesp, empresa de dados e informática do Governo do Estado, foi a responsável por desenvolver o recém-lançado Hora Marcada, aplicativo que funciona como uma agenda digital das consultas de saúde.

“O Hora Marcada será uma referência nacional. Começa em Ribeirão Preto, vai pra toda a região e, na sequência, vai para todo o Estado de São Paulo. O mundo é da tecnologia, que ajuda a saúde pública”, diz João Doria, governador de SP, que lançou a ferramenta em Ribeirão Preto.

Hoje, a cidade disponibiliza o app para pacientes de dez Unidades Básicas de Saúde. A implantação será expandida gradativamente no município e, na sequência, para outras cidades.

O projeto piloto começou na UBS José Sampaio. Em menos de um mês, foi ampliado para outras nove UBS.

Com o Hora Marcada, é possível visualizar as datas e horários de agendamentos de consultas e exames, além de fazer cancelamentos e reagendamentos. 

O app permite o agendamento de consultas para clínico geral, ginecologista, pediatra e odontologista da UBS de referência. Para agendamento de especialidades e exames, é necessário o encaminhamento médico da unidade.

A ferramenta também pode ser utilizada por mais de uma pessoa, pois crianças e idosos podem ser cadastrados por seus cuidadores mediante comprovação de responsabilidade e apresentação do cartão SUS em uma UBS de vínculo.