A Samsung vai lançar o curso Tech Institute Internet das Coisas (IoT). Foto: miqu77/Shutterstock.

A Samsung anunciou um curso online e gratuito chamado Tech Institute Internet das Coisas (IoT). Um dos temas centrais do programa é estimular os alunos no desenvolvimento de soluções e ideias para casa inteligentes.

Com início previsto para 2016, a plataforma está sendo desenvolvida em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológicos (LSI-TEC) e com o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli – USP). 

A iniciativa está sendo elaborada com o objetivo de ser o mais inclusiva possível, podendo abranger até mesmo alunos sem conhecimento prévio em tecnologia ou programação. 

“Esperamos, com essa iniciativa, atrair a atenção dos jovens para as possibilidades profissionais existentes no setor de tecnologia e motivá-los a estudar para trabalhar com inovação. Além disso, queremos promover o desenvolvimento da Internet das Coisas no Brasil”, afirma Mario Laffitte, vice-presidente de Marketing e Assuntos Corporativos da Samsung.

A plataforma online Tech Institute Internet das Coisas terá cursos de até 30 horas sobre temas como internet das coisas, programação em vomputadores, eletrônica, programação em blocos eletrônicos com arduino, programação em celulares e tablets e montagem de protótipos. 

O conteúdo, além de abordar soluções para casas conectadas, trará aos alunos orientações para o desenvolvimento de recursos de IoT para dispositivos vestíveis e para cidades mais inteligentes.

O curso proporciona ainda a aplicação prática dos conceitos. Nele, os alunos serão incentivados a criar um protótipo funcional. Os participantes que tiverem pelo menos 70% de aproveitamento no teste final de cada etapa recebem um atestado de conclusão do curso.

A atividade educacional estará disponível em uma plataforma já utilizada pelo Laboratório LSI-TEC para a oferta de outros cursos online.