A Sancor Seguros adotou a solução Laserway Furukawa. Foto: Divulgação.

A Sancor Seguros, empresa de origem argentina que está há quatro anos no Brasil, adotou a solução Laserway Furukawa, que se baseia em infraestrutura óptica GPON (Gigabit Passive Optical Network). O projeto foi desenvolvido pela Compustar Tecnologia em Redes.

O novo sistema passou a ser utilizado com a inauguração das novas instalações da sede da empresa, em Maringá, no final de 2016.

“A área de TI é estratégica para o nosso negócio e a solução Laserway oferece segurança e confiabilidade para que a empresa possa continuar crescendo”, afirma Clovis Camozzi, coordenador de Tecnologia da Sancor Seguros do Brasil.

Para ele, a estabilidade da rede de comunicação proporcionada pela tecnologia óptica é fundamental para as atividades da empresa. 

“É essencial garantir a segurança, estabilidade, alta velocidade e qualidade na comunicação de nossa rede, pois impactam diretamente na entrega de nossos serviços, tornando-se fatores competitivos”, explica.

Com a Laserway, em oito meses de operação, não houve incidentes na rede de comunicação. 

“Além disso, tivemos redução no custo total de propriedade, com a centralização de toda a infraestrutura de rede nas tecnologias GPON e Laserway”, acrescenta. 

Atualmente, essa infraestrutura vem sendo utilizada em diversas aplicações na Sancor Seguros: monitoramento com CFTV, segurança/controle de acesso, controle de impressão, videoconferência, wi-fi, transmissão de voz e dados em geral.

“Toda gestão é feita por intermédio de um equipamento central e a rede pode ser expandida sob demanda, acrescentando um cabo de fibra óptica local e conectando ONTs (terminais de rede)”, enfatiza. 

Essa facilidade de expansão está sendo utilizada na própria implantação do projeto, que foi dividida em duas fases.

Na primeira fase, iniciada em agosto e encerrada em novembro do ano passado, foram instaladas 114 ONTs para atender 444 pontos de rede. Na segunda fase, que foi concluída em julho, o objetivo é chegar a um total de 190 ONTs e 736 pontos de rede.