O Grupo Lwart contratou a Brasoftware para aplicar o Software Asset Management. Foto: Divulgação.

O Grupo Lwart, com sede em Lençóis Paulista, contratou a Brasoftware, parceira da Microsoft, para aplicar o Software Asset Management (SAM, ou gerenciamento de ativos de software). A metodologia permite criar um mapa do licenciamento de programas usados por cada usuário de uma companhia. 

O grupo é formado por duas unidades: Lwart Lubrificantes, fundada em 1975 e voltada para coleta e rerrefino de óleo lubrificante, e Lwarcel, que produz celulose de mercado desde 1986.

Com grande fluxo de usuários de ativos de software, a empresa realizava o gerenciamento por meio de uma planilha de Excel para registrar entradas e saídas de usuários, novas solicitações de programas licenciados e outras informações. 

"A cada solicitação de novo usuário, entrada ou saída, nós tínhamos que fazer esses registros na planilha de forma muito demorada. Quando nos foi apresentado o SAM, ele foi muito bem aceito pelo Grupo e começamos a utilizá-lo", diz Jefferson de Oliveira Andriotti, gerente de tecnologia da informação do Grupo Lwart. 

Na primeira vez em que o Grupo Lwart terminou de aplicar um ciclo do SAM, o time de TI identificou que cerca de cem máquinas utilizavam softwares como Microsoft Visio e Microsoft Project – o entendimento até então era de que esse número girava ao redor de 20 usuários de cada programa.

"A partir daí fizemos todo um trabalho interno de divulgação da melhor forma de utilizar os softwares. Regularizamos o licenciamento para aproximadamente 25 licenças e separamos aqueles que estavam usando-os como visualizadores. A Microsoft e a Brasoftware nos ajudaram nesse processo", conta Andriotti.

A princípio, o Grupo Lwart utilizou o SAM duas vezes no ano. Com o tempo, a empresa desenvolveu uma solução interna utilizando o Microsoft System Center e passou a checar seus ativos mensalmente com ele, ainda utilizando o SAM anualmente para validar o seu trabalho mensal. 

No caso da contratação de novos colaboradores, por exemplo, cada gerência consegue prever que tipos de licenças serão necessárias para a execução das tarefas, mantendo os gastos anuais dentro do planejado. 

"O SAM permite que o cliente faça um mapeamento do seu ambiente. Com isso, ele consegue mais visibilidade, transparência e informações que antes ele não possuía. No fim, eles podem tomar decisões mais assertivas e se planejar melhor para o futuro", explica Flávia Cardoso Bertolani, gerente corporate SAM&C da Microsoft Brasil. 

Fundada em 1987, a Brasoftware comercializa soluções de empresas como Microsoft, Autodesk, Adobe, Symantec, McAfee, Citrix, Arcserve, Corel, entre outras. Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura.

Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília, a companhia tem clientes como BrasilPrev, Claro, Cielo, Editora Abril, Grupo Votorantin, Serasa Experian, Vivo, Sky, Eletrobrás, UOL e Senai-SP.