INFRA

Coruripe migra para nuvem Azure

17/08/2020 14:06

Projeto em uma das maiores produtoras de açúcar teve apoio da Sky.One.

A companhia teve um faturamento de R$ 2,46 bilhões na última safra. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Usina Coruripe, produtora alagoana de açúcar, etanol e energia, realizou a migração de toda a sua infraestrutura de data center para a Azure Cloud com projeto da Sky.One, startup especializada no desenvolvimento de plataformas que facilitam o uso de nuvem.

Segundo a empresa, a decisão de migrar foi necessária porque o modelo de contrato tradicional anterior não oferecia características que possibilitassem configurações mais flexíveis, nem elasticidade para crescer e diminuir a infraestrutura conforme a necessidade do negócio.

“A migração para o Azure foi uma decisão estratégica e, neste mesmo contexto, encontramos na Sky.One o nível de maturidade, a expertise e a experiência exigidos para confiarmos todo o projeto e a sustentação de nossa infraestrutura”, afirma Helder Morais, gerente de TI da Usina Coruripe.

O processo teve início com um assessment completo dos ambientes hospedados no data center, levantando a topologia da rede, requisitos técnicos de infraestrutura e sistemas, e dimensionamento dos recursos computacionais, para que o cronograma e plano de ação fossem elaborados junto à Usina.

Com duração de cinco meses, o projeto foi realizado com o serviço Guru.Sky, que compreende o planejamento, o plano de ação, a migração e a sustentação do ambiente. A sustentação envolveu gestão de SO, backup, monitoramento, network, segurança, suporte, gestão de mudança, DBA, SAP Basis e suporte ao Citrix.

De acordo com a Software.One, esse conjunto de serviços permite a análise dos indicadores de serviços, melhores práticas e efetividade de uso, além da revisão da arquitetura e eficiência na gestão de custos.

A migração contou com a participação da área de TI da Usina, além os key users da empresa. Em cada fase da migração, houve a participação de especialistas com diferentes perfis, como Sysadmin, DBA, Basis, Segurança, Network e DevOps, para garantir o cumprimento do cronograma.

Segundo a companhia, o maior desafio foi relacionado ao curto prazo para a migração, uma vez que as operações da empresa são praticamente ininterruptas, em função do período de safra.

A migração do banco de dados Oracle corporativo foi outra questão crítica, devido à quantidade de sistemas que ficariam inoperantes e que deveriam ser migrados simultaneamente ao banco de dados.

Após a migração, a empresa viu melhora no desempenho de serviços por conta da configuração do hardware responsável pela virtualização do ambiente na nuvem. 

Além disso, a flexibilidade em realizar ajustes de capacidade nas configurações e agendamento de disponibilidade são outros benefícios destacados, favoráveis à redução de custos prevista no projeto.

Outro ganho imediato, de acordo com a companhia, foi a troca dos sistemas operacionais AIX para uma plataforma mais agnóstica, o que teria promovido mais liberdade para migrações descomplicadas. 

Após a migração finalizada, a Sky.One continua realizando o suporte à Usina Coruripe para garantir a gestão operacional e serviços consultivos através de métricas de indicadores, além de propostas constantes de melhorias, recomendações de resize e melhores práticas em todo ciclo contratual.

Fundada em 2014, a Sky.One gerencia 9 mil servidores em mais de mil clientes no Brasil, América Latina, Europa e Estados Unidos.

Entre os clientes, estão nomes como Havanna, Hirota Supermercados e Philips do Brasil, Fundação Abrinq e Bar Brahma.

A Usina Coruripe, controlada pelo grupo Tércio Wanderley, foi fundada em 1925 e possui quatro unidades em Minas Gerais, uma em Alagoas e um terminal ferroviário próprio em Fernandópolis, São Paulo.

A empresa possui capacidade de moagem de 15 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, produz mais de 1 milhão de toneladas de açúcar e cerca de 500 milhões de litros de etanol.

Entre abril de 2019 e março de 2020, a companhia teve um faturamento de R$ 2,46 bilhões, um crescimento de 13,1% em comparação ao período anterior, da safra 2018-2019.

Veja também

RÁPIDO
Reclame Aqui migra B1 para AWS em 24h

Projeto foi entregue pela parceira SAP Okser e a especialista em nuvem Sky.One.

CONTRATAÇÃO
Sky.One tem novo CRO

Roberto Arruda tem mais de 20 anos de carreira na área de vendas.

NUVEM
Sinqia consolida infra na Azure

Companhia de soluções para área financeira consolidou sete data centers diferentes.

NUVEM
Claranet compra Corpflex

Multinacional inglesa faz sua segunda compra no Brasil, visando aumentar presença local.

LÍDER
Solo Network vence Prêmio Microsoft Partner of the Year Brazil 2020

Destaque reconhece o melhor parceiro no país. Entrega é no Inspire, evento global da Microsoft.

AUTO
Bridgestone monitora pneus com Microsoft

Com plataforma MCVP, empresa desenvolveu sistema que identifica danos em tempo real.

INDÚSTRIA 4.0
Microsoft desafia estudantes do SESI e do SENAI

Empresa está apostando na inteligência artificial para a indústria brasileira.

PORTFÓLIO
Lume monta empresa focada em ERP

Nova Lume Consult vai trabalhar principalmente com ECC e S/4 Hana.

COMUNICAÇÃO
Amazon adota serviço da Slack

Em contrapartida, plataforma vai migrar recursos para o Chime e expandir uso da AWS.

POSICIONAMENTO
Vivo vira broker de nuvem

Plataforma começa com Microsoft, Huawei Cloud e AWS e logo terá Google também.