Agendamento onlne, no ar 7 dias por semana, 24 horas por dia. Foto: divulgação.

Para facilitar e agilizar processos, o Centro Clínico Gaúcho, operadora de planos de saúde com matriz no Rio Grande do Sul, largou os telefones e desenvolveu internamente uma interface de agendamento de consultas 100% web.

Para agendar as consultas, os usuários fazem seu cadastro na página da empresa, recebendo seu login, senha, e um histórico clínico no site, que pode ser acompanhado tanto pelo paciente como também pelos médicos.

No ambiente online, o usuário pode escolher a especialidade e data de preferência. Os registros e avisos da consulta marcada são repassados por e-mail ou SMS.

Segundo a empresa, o novo sistema vem para desafogar os agendamentos por telefone, que eram realizados de segunda à sexta, das 7h às 22h30. O novo sistema opera em tempo integral, sete dias por semana.

ESPECIALIDADES

O agendamento online de consultas atende 22 especialidades oferecidas pelo centro.

Conforme o gerente Comercial e de Marketing da companhia, Marco Aurélio de Souza, o sistema iniciou com quatro, mas devido à boa aceitação do público, já foi expandido para receber todas as especialidades oferecidas internamente pelo centro.

"Ainda temos alguns especialistas e exames que são terceirizados, e estes ainda precisam ser feitos por agendamento convencional, via telefone ou presencial", explica.

NÚMEROS
No ar desde março, o sistema já conta com cerca de 25 mil pessoas cadastradas, totalizando um número de aproximadamente 30 mil operações realizadas via web.

Segundo Marco Aurélio, o número atual de usuários do sistema já corresponde a 9% do número geral de associados. A expectativa para o próximo ano é subir este número para 30%.

Outra vantagem apontada pelo gerente é para as empresas que tem funcionários segurados no Centro Clínico. "Com o sistema online, aumenta a praticidade para agendar e monitorar as consultas de seus profissionais", destaca.

DESENVOLVIMENTO
O projeto Agendamento Web foi idealizado e planejado pelo Centro Clínico Gaúcho, com o apoio da empresa MXM que desenvolveu o sistema e com a DZ Estúdio, que trabalhou na criação do layout das páginas.

A integração da interface de agendamento com o sistema de gerenciamento da companhia foi realizado pelo próprio setor de TI do Centro Clínico.

Conforme o gerente, a estrutura inicial para o sistema teve que ser ampliada para suportar o aumento de acessos. "Em poucos meses, tivemos o número de acessos que estimávamos para um ano", comemora Marco Aurélio.

REESTRUTURAÇÃO
Em 2012, a operadora fechou contrato com a porto-alegrense Advanced IT para modernização de seu ambiente computacional, com base em soluções Oracle.

O projeto teve duração de três meses e foi concluído na metade de março, com adoção do Oracle Database Standard Edition 11g, Oracle RAC 11g R2 e Oracle Grid Control no sistema operacional do Centro Clínico.