Equipe quer identificar as regiões prioritárias para ações de conservação da fauna. Foto: Maria Komar/Shutterstock.com
O Urubu Mobile, aplicativo que tem o objetivo de mapear os atropelamentos de animais selvagens nas estradas, agora está disponível para usuários de aparelhos com sistema operacional iOS.
A ideia da ferramenta é obter um banco de dados com as informações recebidas pelos usuários para verificar quais são as regiões prioritárias para ações de conservação da fauna.
Com a disponibilidade para usuários do sistema iOS, a equipe espera ampliar o alcance do banco de dados, que conta com três mil pessoas cadastradas.
“Estamos muito satisfeitos com esse resultado e esperamos crescer ainda mais agora, alcançando cinco mil usuários até novembro. Quanto mais pessoas participarem, mais conhecimento será gerado”, explica Alex Bager, idealizador do projeto e oceanólogo da Universidade Federal de Lavras.
Outra pretensão da equipe responsável pelo app é gerar ações efetivas de proteção para os milhares de animais que morrem anualmente nos mais de dois milhões de quilômetros de estradas e ferrovias do país.
O aplicativo foi lançado em abril deste ano, inicialmente para plataforma Android, e foi realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, em parceria com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, a Tetra Pak e o TFCA/Funbio.