Marc Benioff. Foto: divulgação.

A Salesforce anunciou durante o Dreamforce, evento realizado pela marca em San Francisco, o lançamento do IoT Cloud, uma plataforma destinada a integrar eventos registrados em dispositivos conectados à web com aplicações CRM da emrpesa.

Impulsionado pelo Thunder, motor de processamento de eventos em tempo real, o novo produto pretende conectar bilhões de eventos com a Salesforce, destravando insights para os clientes de produtos da marca.

Segundo destacou o CEO da empresa, Marc Benioff, durante o lançamento da novidade, as informações do IoT Cloud capacitarão qualquer pessoa a tomar a medida certa, para o cliente certo, na hora certa.

“A Salesforce está transformando a Internet das Coisas na Internet dos Clientes. O IoT Cloud permitirá que as empresas criem, em tempo real, ações diretas proativas de vendas, serviços, marketing ou qualquer outro processo negocial, gerando um novo tipo de sucesso de cliente“, destacou Benioff.

Segundo a desenvolvedora, o IoT Cloud funciona ininterruptamente por toda a plataforma de cliente da Salesforce, trazendo à tona insights e disparando em tempo real ações diretas personalizadas de vendas, serviços, marketing ou de qualquer outro processo negocial.

"Por exemplo, um fornecedor de termostatos poderá analisar bilhões de eventos recolhidos de previsões do tempo, sensores e ajustes de temperatura para alertar os clientes de forma proativa sobre como gerir o seu uso de HVAC dentro dos seus orçamentos pré-definidos. Ou então uma empresa de assistência técnica veicular poderá, em parceria com um fabricante de automóveis, enviar ofertas personalizadas em nome das revendedoras locais, com base em dados dos sensores que monitoram os níveis de fluidos e a quilometragem", afirmou a empresa em nota.

Com o produto, a empresa californiada pretende pegar carona no potencial do IoT, que segundo especialistas, deverá atender a um fluxo gerado por 75 bilhões de dispositivos conectados até 2020, e um impacto econômico de US$ 1 trilhão até 2025.

Para a multinacional, a adoção do IoT Cloud será acelerada inicialmente com parceiros de conectividade de dispositivos como ARM, Etherios, Informatica, PTC ThingWorx, Xively LogMeln, e será gradualmente expandida globalmente.

O IoT Cloud sairá em versão piloto no primeiro semestre de 2016 e estará disponível mais tarde no ano. A empresa não deu detalhes sobre planos do produto para a América Latina.