Telefonica Espanha adota soluções Juniper. Foto: divulgação.

A Juniper Networks, multinacional fornecedora de soluções de rede, firmou um acordo com a Telefónica para fornecer equipamentos de rede para a próxima geração de redes da operadora na Espanha.

A telco espanhola escolheu os roteadores MX da Série 3D Universal Edge para entregar serviços de banda larga fixa e móvel, TV de alta velocidade para usuários residenciais, assim como os serviços em nuvem para empresas, tudo a partir de uma única rede IP.

Baseada pelo conjunto formado pelo chipset programável Junos Trio e o sistema operacional Junos, os roteadores MX da Série MX já são compatíveis com redes definidas por software (SDN) e escalam até 80 Tbps de capacidade do sistema.

"Eles fornecem à Telefónica elevada proteção do investimento e densidade para atender a crescente largura de banda e demandas por serviços de seus clientes no longo prazo", destacou a Juniper em comunicado.

Conforme explicou a operadora em nota, o investimento em novos equipamentos refletiu a necessidade de adquirir uma rede escalável, simples e automatizada para entregar serviços e experiências sob medida para os clientes a um preço competitivo.

Segundo Joaquin Mata, CTO da Telefónica, a nova rede IP simplificará a conectividade IP com um trajeto contínuo desde o acesso até os serviços e reduzirá o número de pontos a percorrer.

"A nova rede também será mais rápida para provisionar, reduzindo o tempo de ativação dos serviços e ainda, facilitando sua operação e manutenção”, completou o CTO.

Uma das maiores telcos do planeta, a Telefónica é sediada na Espanha, onde possui 41 milhões de acessos e possui a mais extensa rede de fibra na Europa, com 12.5 milhões de clientes residenciais.

Globalmente, a operadora tem presença em 21 países - incluindo o Brasil - e uma base de clientes superior a 329 milhões de acessos em todo o mundo.