O Ruckus Networking Academy (RuNA) busca atender à crescente demanda do mercado por profissionais qualificados. Foto: Divulgação.

A CommScope e o Cesupa (Centro Universitário do Pará) inauguraram em Belém o primeiro laboratório da Ruckus Networking Academy (RuNA) no Brasil. Esse é o primeiro laboratório do Pará a permitir desenvolvimento tecnológico, além de treinamento e consultoria, com parceria corporativa.

A iniciativa tem como objetivo atender à crescente demanda do mercado por profissionais qualificados, além de desenvolver soluções customizadas voltadas para setores como educação, saúde, cidades inteligentes, varejo, indústria, hotelaria, internet das coisas, entre outros. 

“Com esse laboratório, os alunos e profissionais da área poderão ter acesso a novas tecnologias e criar sistemas inovadores como, por exemplo, soluções de conexão de dispositivos de internet das coisas”, afirma Marcos Dias, diretor de vendas da Ruckus Networks no Brasil, empresa adquirida pela CommScope.

A CommScope pretende inaugurar mais 3 unidades desse laboratório em outros estados do Brasil até o final de 2020.

“A implantação de um laboratório desse porte no Cesupa tem para nós valor estratégico, pois além de reforçar o compromisso institucional de promover formação de alto nível dos alunos em conexão com o mercado, certamente propiciará o desenvolvimento de práticas inovadoras de aprendizagem, ancoradas nesse novo ambiente”, afirma Sérgio Fiuza de Mello Mendes, reitor do Cesupa.

O laboratório conta com uma estrutura diversificada de soluções tecnológicas, que compreende switches de alta performance com portas em cobre/fibra, PoE, access points indoor/outdoor, controladoras, SFP, rack e cabeamento estruturado. Também fazem parte do pacote o ImVision (sistema de gestão de infraestrutura), softwares de analytics, localização e gestão de onboarding wi-fi.

O Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), tem 29 anos de existência no cenário da educação superior. A instituição oferece 16 cursos de graduação, três programas de mestrado, dois programas de residência e mais de 30 cursos de especialização.

Em novembro de 2018, a CommScope adquiriu a Arris, controladora da Ruckus desde 2017, por US$ 7,4 bilhões.