Foto: Jader Paes / Agência Pará.

O Banco do Estado do Pará (Banpará) migrou cerca de 3 mil usuários para o Office 365, da Microsoft, com a Brasoftware, uma das maiores integradoras de tecnologia do país.

Para sua primeira experiência com nuvem, o Banpará traçou como objetivos uma plataforma que atendesse à crescente demanda de repositório de alguns arquivos digitais, com um ambiente que possibilitasse a integração e o fortalecimento da comunicação institucional.

Com o direcionamento da consultoria, o Office 365 foi considerado a plataforma ideal para isso.

Assim, um dos objetivos do banco se tornou disponibilizar um aumento significativo dos mailboxes dos usuários, além de centralizar os seus arquivos no SharePoint on-line e garantir uma rotina de trabalho eficiente mesmo de forma remota durante a pandemia.

Segundo a Brasoftware, o primeiro passo para colocar o projeto em prática foi realizar uma análise do ambiente digital da instituição para avaliar e compreender melhor o perfil de usuários e como a migração poderia ser feita.

Com o ambiente pronto, iniciou-se a migração, com a integração de todos os usuários impactados. Além da implementação, foram realizados treinamentos para a equipe técnica administrativa.

Após a migração, o Banpará passou a ter acesso às novas ferramentas de produtividade e colaboração do pacote.

Segundo o banco, as reuniões de equipe e comitês institucionais mantiveram suas atividades a todo o vapor com o Microsoft Teams, alcançando novas referências de produtividade.

"A jornada de desenvolvimento do projeto foi longa, mas acompanhou o processo de evolução do Banpará. A instituição apostou na inovação e com isso, alcançou uma posição de referência na região Norte não só durante a pandemia", ressalta Alexandre Villanova, executivo de contas da Brasoftware.

Fundada em 1987 na capital paulista, a Brasoftware atua com soluções de companhias como Microsoft, Arcserve, Autodesk, Adobe, Citrix, Symantec-Broadcom, McAfee, Corel, VMware, PaloAlto e ForcePoint.

Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura.

Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Brasília, a companhia atua em todo território nacional e, nos últimos 10 anos, registrou crescimento superior a 25% ao ano. 

A Brasoftware tem clientes como Ache, Bradesco, Claro, EY, Grupo Votorantin, Kroton, Serasa Experian, SKY, LATAM, Tecban, Telefonica, Totvs, TJ-SP e MPRJ.

Fundado em 1961, o Banpará é uma sociedade de economia mista e, em 2019, apresentou um lucro líquido de aproximadamente R$ 331,47 milhões, um crescimento de 6% em relação ao ano anterior.