BI ajuda a Lojas Estrela a definir melhor a oferta de produtos. Foto: Pexels.

A Estrela Lojas, uma varejista de moda com 30 lojas na grande São Paulo, implementou o USE Analytics, um software de Business Intelligence desenvolvido pela Data System com base no Power BI da Microsoft.

A solução foi criada pela Data System com foco no varejo de calçados e roupas.

Na versão mobile do BI, a Estrela Lojas acompanha três principais indicadores: Peças Unitárias, Produto por Atendimento e Retorno sobre Estoque, que garantem a produtividade e premiação dos vendedores. 

A próxima etapa, em conjunto com a Data System, será criar dashboards para outras áreas da empresa, como compras, financeiro e logística.

Até agora, a Estrela Lojas já registra 5% de melhoria na receita líquida em dois meses, por meio de um melhor retorno sobre o estoque.

“O indicador não só nós dá condições de estabelecer estratégias em tempo real para vender mais, como também vender melhor, uma vez que podemos nos orientar nas compras de produtos que realmente tenham mais giro e margem, evitando prejuízos com vendas abaixo do custo ou até mesmo descarte”, comenta Augusto Batista Borin, diretor comercial da Estrela Lojas.

A Data System possui soluções tais como ERP (Enterprise Resource Planning), PDV (Ponto de Venda) e BI (Business Intelligence), que concentram processos específicos para o varejo de moda.

Atualmente, a Data System atende 900 clientes distribuídos por 20 estados, o que representa 2,3 mil lojas e mais de 35 mil usuários das suas soluções. Entre os principais clientes, estão a Constance, Lojas ÉD+, Humanitarian, Elmo e Éconis.