Enquanto o IE para XP será atualizado até 2014, Chrome mantém suporte até 2015. Foto: flickr.com/photos/evilnickname.

A Google decidiu provocar a Microsoft ao anunciar que irá atualizar o navegador Chrome para o Windows XP até abril de 2015, ou seja, um ano a mais após o encerramento de suporte para o XP e para o Internet Explorer nessa plataforma.

A informação foi divulgada nessa quarta-feira, 16, pelo diretor de engenharia do Chrome, Mark Larson, em post no blog da companhia. 

Com isso, segundo o Computer World, o objetivo da Google é garantir um aumento de marketshare e de browsers durante o processo de transição, visto que muitos PCs ainda estarão com o sistema operacional quando a MS encerrar o suporte.

Porém, o Chrome não será a única opção: o Firefox e o Opera também prometeram manter o suporte depois de abril de 2014.

A MS irá liberar o update final de segurança para o XP, sistema existente há 12 anos, no dia 8 de abril de 2014. Depois, só os usuários corporativos que pagaram caro pelo suporte receberão correções de segurança. O mesmo acontece com o navegador IE.

Mesmo o IE8, que foi lançado em 2009, não vai receber atualizações se estiver funcionando no Windows XP, somente será contemplado se o uso for feito em outra plataforma.

Segundo dados da empresa de métricas de web Net Applications, o Windows XP está hoje em pelo menos 35% de todos os PCs Windows. O XP só perde para o Windows 7, que no mesmo período tem 51% dos equipamentos Windows.