Frederico Hohagen, diretor geral da Maplink. Foto: Divulgação.

A Maplink, empresa brasileira de soluções de geolocalização e logística, acaba de anunciar a aquisição da empresa francesa Optilogistic, especialista no desenvolvimento de soluções de logística para o mercado europeu. 

Com acordo liderado pela Movile, o investimento transfere para a carteira da Maplink mais de 60 clientes na Europa, América Latina, Estados Unidos e África. A transação também complementa o portfólio da companhia.

A aquisição dá continuidade à estratégia de expansão global da Maplink, que já atua na América Latina desde 2014.

"O custo de logística representa 12% do PIB mundial. No Brasil, esse valor é de 17%. Isto mostra o quanto é preciso ser feito para que o país evolua em competitividade. A aquisição trará benefícios para os nossos clientes em termos de eficiência nos processos e produtividade, pois estaremos ainda mais preparados para atender o mercado crescente de on demand logistic”, afirma Frederico Hohagen, diretor geral da Maplink.

No mercado desde 1992, a Optilogistic atua com logística no segmento de laticínios e é especialista em agronegócio. As tecnologias da empresa são dedicadas ao desenvolvimento de soluções para atender as complexidades dos processos logísticos das empresas, que vão desde o planejamento de distribuições e consultoria logística até a implementação e treinamento para uso dos serviços. 

A companhia possui um time de 34 profissionais baseados na Europa, entre eles doutores e especialistas, que serão incorporados ao quadro da Maplink.

"Termos um time especializado em soluções de logística é um grande diferencial, visto que existem poucos desses profissionais no mercado. Por isso, iremos promover um intercâmbio entre as equipes, inicialmente com foco no time de tecnologia, mas com certeza daremos oportunidade de rotação dentro das outras áreas", continua Frederico Hohagen.

Nos últimos dois anos, a Maplink dobrou de tamanho em receita e tem hoje 30% do seu faturamento vindo de fora do Brasil. Com a aquisição, espera-se que o faturamento da empresa dobre novamente este ano e que mais de 50% da receita venha do exterior. 

Fundada em 2000, a Maplink tem um portfólio dividido em três unidades de negócios: Maplink Logistics, Maplink Geolocation e Maplink Google Solutions. A Maplink faz parte da Movile, focada em desenvolvimento de plataformas de comércio e conteúdo móvel, desde 2014.