Setor de TI deve gerar cerca de US$ 54,6 bilhões em investimentos. Foto: Pexels.

Um estudo da Pyramid Research aponta que o setor de tecnologia da informação no Brasil deve se crescer 8,8% em 2016 na comparação com o  ano anterior, gerando cerca de US$ 54,6 bilhões em investimentos.

O estudo patrocinado por Cisco e Intel aponta que o crescimento do mercado de TI brasileiro será impulsionado por soluções específicas como cloud computing, virtualização, projetos relacionados a big data e analytics, infraestrutura e data center. 

A pesquisa aponta que, desconsiderando o impacto cambial, o segmento de cloud computing deve crescer 27,5% em 2016. Outra área que também impulsiona o mercado de TI é a de data center.

“A virtualização é a grande tendência mundial daqui para frente. Mas para dar suporte ao seu crescimento, será necessária uma infraestrutura capaz de atender às crescentes demandas por agilidade operacional e espaço de armazenamento”, comenta Adriano Gaudencio, diretor regional de Arquiteturas e Soluções da Cisco.

Para Fabio de Paula, diretor de Negócios da Intel Brasil, há um grande potencial para investimento em TI no país. 

“As empresas estão cada vez mais enxergando valor na implementação de soluções e inovação, que impulsionam melhorias na produtividade e geram eficiência, competitividade e lucratividade. A nuvem é a tendência mais importante para um futuro inteligente e conectado e é a grande ruptura do mercado corporativo”, completa.