O aplicativo de direção segura da Drivemode tem mais de 2,5 milhões de downloads em 150 países. Foto: Divulgação.

A Honda R&D, subsidiária de pesquisa e desenvolvimento da Honda, adquiriu todas as ações em circulação da Drivemode, empresa de aplicativos da Califórnia. O objetivo do negócio é fortalecer o segmento de produtos digitais e mobilidade conectada.

A Drivemode desenvolve e opera serviços conectados para smartphones, atuando com desenvolvimento de aplicação e interface do usuário, além de tecnologias baseadas em nuvem. 

Fundada em 2014 por empreendedores vindos da Zipcar e da Tesla Motors, a Drivemode oferece plataformas para carros conectados por meio de aplicativos de assistência ao motorista, análises para gerentes de frota e uma solução para dispositivos próprios com foco em montadoras.

O aplicativo de direção segura da Drivemode tem mais de 2,5 milhões de downloads em 150 países. A empresa já levantou US$ 9,2 milhões em investimento.

Mesmo antes da aquisição, a Honda R&D e a Drivemode já desenvolviam atividades em conjunto desde 2015, por meio do programa Honda Xcelerator, projeto de inovação promovido pela fabricante de automóveis em nível global.

Em abril de 2019, a Honda criou um Centro de Soluções Digitais dentro da Honda R&D, com o foco de criar novos produtos e serviços por meio da utilização de tecnologias digitais. 

Agora, com a aquisição da Drivemode, o centro trabalhará junto com a empresa para acelerar a criação de projetos na área de serviços de mobilidade conectada.

"Como um passo em direção à realização de projetos para a mobilidade e melhoria da vida das pessoas, que é parte integrante da Visão 2030 da Honda, decidimos aprimorar ainda mais nosso relacionamento de colaboração com a Drivemode. Estamos confiantes de que a criação de um novo valor será possível quando os excelentes profissionais da Drivemode, suas tecnologias inovadoras de software e a ampla experiência da empresa se unirem à tecnologia e capacidade de desenvolvimento de produtos da Honda”, diz Toshihiro Mibe, presidente e diretor da Honda R&D.