MCTI reformula a Sepin. Foto: divulgação.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, nomeou o ex-coordenador-geral de Modernização de Informática, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Manoel Augusto Cardoso da Fonseca, para ocupar a vaga de Secretário de Política de Informática (Sepin).

Segundo o site Convergência Digital, o executivo chega com mais de 30 anos de experiência na carreira de Tecnologia da Informação e uma passagem pela Controladoria-Geral da União, o que lhe proporcionou conhecer os problemas do setor de informática.

Formado em Direito pela PUC-RS e pós-graduado em Engenharia de Sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB), Fonseca também trabalhou na Capes, onde foi gerente de assessoria em governança de TI, segurança da informação e contratações em TI.

De acordo com o novo secretário, o plano é recuperar a presença da Sepin junto ao segmento industrial, já que nos últimos anos a entidade teve um perfil mais acadêmico.

"Eu vou equilibrar o jogo", afirmou Fonseca, destacando que estará de portas abertas para ouvir as demandas da indústria. Outro desafio será de alcançar o máximo de produtividade com uma equipe enxuta, devido ao quadro que o governo atravessa com o ajuste fiscal.