Charles Dalla Costa Félix.

A Faculdade Dom Bosco trocou a plataforma open source Moodle pelo Canvas LMS da Instructure para fazer a gestão do aprendizado de 1 mil alunos de educação à distância da instituição de ensino superior.

O Moodle vinha sendo usado desde o início das operações à distância, em 2014, junto com sistemas internos da faculdade. A troca foi feita em duas semanas.

“Inicialmente utilizamos as funcionalidades básicas do Canvas. Os calouros adotaram de forma transparente e natural. Os veteranos gostaram da novidade, apesar de apresentarem algumas dúvidas específicas sobre acessos e recursos”, explica o professor Charles Dalla Costa Félix, coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Dom Bosco. 

O Grupo Dom Bosco é sediado em Curitiba, estão nove unidades que segmentam níveis de ensino, da educação infantil ao ensino superior. 

A Instructure estreou com o Canvas em português no Brasil em 2016.

Uma das primeiras clientes é a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). Depois, foram fechados nomes como Universidade Veiga de Almeida (RJ), Unijorge (BA), Grupo Unità Educacional (SP) e Escola Móbile (SP).

Lançado em 2011, o sistema conta com 1,6 mil clientes pagando pela versão em nuvem, com 18 milhões de usuários em todo mundo.