Foto: divulgação.

O Grupo Level, importador catarinense de pneus, adotou a solução de gestão de fretes da Lincros, empresa especializada em logística, para rastrear os processos de distribuição da companhia.

Desde 2016, o grupo vem digitalizando seus processos, substituindo planilhas manuais pela gestão em tempo real através do software da Lincros e, atualmente, 100% do processo logístico é automatizado.

A busca pela solução ocorreu em um momento em que a empresa passava por um crescimento exponencial e precisava de uma solução que reduzisse o trabalho operacional e a falta de visibilidade dos processos logísticos. 

Com um alto volume de notas para serem conferidas, as inconsistências eram comuns no processo de conferência e, desde então, o volume da operação mais que dobrou.

Mesmo após o aumento da demanda, o processo logístico pôde ser mantido com a mesma equipe, sem necessidade de maiores custos com a estrutura interna. Atualmente, são 120 transportadoras contratadas pela companhia, que terceiriza todo o processo de distribuição.

“Com a automação, deixamos de realizar apenas a conferência por amostragem para garantir que todas as notas passem pelo sistema e qualquer erro seja detectado automaticamente. Assim, conseguimos reduzir custos da logística e atingir um alto nível de eficiência”, conta Ramon Otto Schoeffel, head de logística do Grupo Level.

Desde os primeiros meses de uso da ferramenta, o grupo registrou uma média mensal de 4% na redução da conta frete e 80% de redução nas inconsistências identificadas nas faturas.

Atualmente, o índice de eficiência logística da empresa, que leva em consideração fatores como entregas no prazo e pagamentos otimizados, supera 95%. 

“Hoje recebemos uma média de 40 mil CTEs por mês e seria impossível conferir esse volume de documentos sem apoio tecnológico. Outro fator importante é a visibilidade das entregas e a melhoria no processo que envolve até mesmo outras áreas, como o financeiro, que recebe informações consistentes”, afirma Schoeffel.

O CTE, ou Conhecimento de Transporte Eletrônico, é um documento fiscal emitido pelas transportadoras para cobrir as mercadorias entre a localidade de origem e o destinatário da carga.

Durante a pandemia, um aumento sazonal das vendas também foi registrado pelo Grupo Level. 

No e-commerce, a companhia teve crescimento de 30% dos pedidos que, de acordo com a empresa, só puderam ser entregues no prazo graças ao controle disponibilizado pelo sistema de gestão de fretes da Lincros.

Além de tangibilizar os ganhos com a solução, a empresa agora atua na identificação de oportunidades de melhoria contínua dos processos. 

O Grupo Level tem origem no grupo paranaense Cantu, fundado em 1969, do qual se emancipou em 2017. Atualmente, a sede do Level é em Itajaí, Santa Catarina, e três empresas fazem parte da sua estrutura: Cantu Pneus, Level Trade e Pneustore.

Com mais de 20 filiais em todo o país, seu faturamento anual cresce 20% ao ano e o quadro de funcionários soma mais de 500 pessoas.

Já a Lincros foi fundada em 2012 em Blumenau, Santa Catarina, e monitora mais de 20 mil veículos que circulam pelo país, com mais de R$ 1,7 bilhões em conta frete passando por soluções da empresa.