Netfarma quer ser um dos grandes do e-commerce de remédios. Foto: divulgação.

Formado por uma equipe tarimbada na área da saúde e e-commerce, o site Netfarma, lançado em novembro, quer se tornar um dos grandes players do varejo farmacêutico online do país.

A Netfarma, que se apresenta como uma farmácia 100% online, nasceu de uma ideia dos empresários do ramo farmacêutico, incluindo Omilton Visconde Jr fundador da Biosintética, empresa de genéricos adquirida pela Aché em 2005.

Outro sócio é que entrou posteriormente na empreitada foi, Márcio Kumruian, fundador e sócio da Netshoes, que deve faturar R$ 1,2 bilhão em 2012. O investimento total na iniciativa não foi divulgado.

Segundo o CEO da empresa, José Roberto Corrales, o site oferece cerca de 20 mil produtos, entre medicamentos - inclusive de tarja vermelha, vendidos com o envio de receita médica online -, produtos de saúde, higiene e beleza.

Conforme destaca Corrales, a companhia se concentra em um atendimento diferenciado, com suporte farmacêutico online e via telefone, com programas especiais para pacientes de uso crônico com reposição periódica.

“Oferecemos uma atenção especializada que engloba o cuidado com a origem do produto, as corretas condições de armazenamento e de entrega. Isso é relevante para todos os produtos e medicamentos, sejam de prescrição médica, genéricos, ou ainda os de alta complexidade e cadeia fria”, diz o executivo.

ESTRATÉGIA

A empresa, que tem sua sede em São Paulo, tem um centro de distribuição em Barueri. Atualmente, a empresa oferece entregas para a grande São Paulo em até quatro horas.

Em outras regiões do país, Corrales observa que ainda existem prazos diferenciados de entrega.

"O plano é expandir as operações físicas em outras capitais do Brasil para também oferecer entregas expressas nas outras regiões", afirma, sem dar maiores detalhes como serão as operações.

Segundo o executivo, em pouco mais de um mês de operação, o site já registrou um aumento significativo de acessos, e a expectativa para 2013 é ampliar o número. No entanto, devido ao pouco tempo de empresa, não apresentou números sobre a afirmação.

A estratégia diferenciada, para Corrales, não é de competir com o varejo tradicional, e sim se tornar a referência para quem deseja adquirir medicamentos e produtos de saúde em um único ponto na Internet.

“Existe uma lacuna importante no varejo farmacêutico na Internet brasileira que está sendo preenchida agora pela Netfarma. O site acaba de ser inaugurado e nossa base de clientes cresce em ritmo acelerado, conforme o público conhece cada vez mais nossa marca", dispara o CEO.