BANDA LARGA

Cianet e Intelbras, de olho nos provedores

17/12/2013 16:16

Mercado de provedores é o alvo. Foto: .flickr.com/photos/firas1/

Tamanho da fonte: -A+A

A Cianet e a Intelbras, duas das maiores empresas do setor de telecomunicações de Santa Catarina, fecharam um acordo para ofertar soluções em redes wireless outdoor com foco nas empresas provedoras de internet banda larga. 

Por meio do negócio, a  Cianet irá integrar produtos da Intelbras, especializada em equipamentos telecomunicações com foco maior em consumidor final, em suas soluções de infraestrutura de banda larga, televisão e voz para provedores de internet.

“Acreditamos que é uma grande oportunidade para ambas as empresas alavancarem seus negócios”, destaca Altair Silvestri, presidente da Intelbras, sem dar maiores detalhes sobre as metas comerciais.

A parceria teve início em outubro com a comercialização pela Cianet de equipamentos de redes outdoor da Intelbras.

O número de provedores cresce 20% ao ano e um percentual importante destas empresas, segundo João Francisco dos Santos, presidente da Cianet, utiliza como produto de entrada a tecnologia de rádio. 

“A linha de redes outdoor da Intelbras irá complementar o portfólio da Cianet para atender esta fatia de mercado”, completa Santos.

Hoje no Brasil existem cerca de 4 mil provedores de Internet, dos quais 80% são pequenas e médias empresas, as quais já respondem por 9% dos 20 milhões de pontos de acesso no país. A conta não inclui as grandes operadoras de telefonia e TV por assinatura, que também oferecem banda larga.

Somente no ano passado, essas pequenas empresas aumentaram sua base de clientes em 33%, um ritmo duas vezes mais forte do que os 16% do segmento como um todo, segundo dados da Anatel. 

Segundo dados da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), os cerca de 3,2 mil pequenos e médios provedores faturam de R$ 720 mil a R$ 7,2 milhões por ano, um mercado potencialmente interessado em uma oferta mais econômica.

Fundada em 1976, a Intelbras conta com mais de nove mil pontos de venda para varejo e seis mil revendedores corporativos, além de exportar para América Latina, África e Oriente Médio.

A empresa tem 1,8 mil colaboradores distribuídos em quatro parques fabris (dois em Santa Catarina, um no Amazonas e um em Minas Gerais).

Já Cianet é  de Florianópolis cresceu 75% em 2012, faturando R$ 21 milhões. A meta para este ano é crescer 60% e chegar a R$ 33,6 milhões. A empresa tem 80 colaboradores e mais de 1,8 mil clientes em todo o Brasil.

Veja também

SEGURANÇA
Intelbras compra Engesul

Empresa da Grande Florianópolis comprou a blumenauense especializada em alarmes de incêndio e sinalizações de emergência. Valor da compra não foi revelado.

MERCADO
Queda do PC afeta fabricantes nacionais

Participação das empresas nacionais nas vendas caiu de 64% em 2010 para 54% no último ano.

VIDEOMONITORAMENTO
SC implanta mais câmeras com Intelbras

Cidades de Antônio Carlos e Biguaçu receberam centros de monitoramento, parte de uma iniciativa estadual em aumentar a segurança nos municípios.

GESTÃO DE PESSOAS
Intelbras gere RH com Senior

Catarinense especializada em soluções de telecomuncicações integra gestão de pessoas com software da fornecedora conterrânea.

GPTW
Melhores para Trabalhar: veja tudo

Veja as listadas na 17ª edição do ranking Melhores Empresas para Trabalhar, do GPTW e Época.

NOVO APORTE
Cianet: R$ 1,4 mi do BNDES em IPTV

Banco aprovou financiamento para empresa de Florianópolis desenvolver uma solução de IPTV que possibilitará a oferta, por pequenos e médios provedores de acesso, do serviço de TV por assinatura pela mesma rede em que oferecem o serviço de internet.

SANTA CATARINA
Cianet cresce 75% e é estrela do Criatec

Empresa de SC recebeu, ao longo dos anos, o maior investimento já feito pelo fundo do Bndes e Banco do Nordeste.