Linha de montagem da Embraco. Foto: divulgação/Embraco.

A Embraco, empresa de compressores para refrigeração sediada em Joinville, migrou seis mil contas de e-mails em oito países diferentes para o Google Apps for Work com consultoria da Ilegra, de Porto Alegre. 

O projeto foi executado em quatro meses e envolveu colaboradores em unidades no Brasil, Estados Unidos, Itália, China, Eslováquia, México e Rússia.

Inicialmente as contas foram migradas para o serviço de mensageria Gmail, utilizando ferramentas como Calendar, agenda on-line, e Hangouts, conversas e vídeo-chamadas por chat online.

“O diferencial de todo o projeto foi a comunicação. A contínua distribuição de informações para os colaboradores sobre as mudanças que estavam ocorrendo e os próximos passos que seriam dados fez com que a implementação ocorresse de uma maneira tranquila, sem transtornos ou dúvidas entre os funcionários”, explica Raul Moreira, diretor de Tecnologia da Informação da Embraco.

A metodologia de comunicação de processos foi desenvolvida internamente e é apontada pela Ilegra como um dos diferenciais da sua oferta.

O processo envolveu o treinamento de mais de 600 funcionários, sendo que 350 assumiram o papel de  “google guides”, auxiliando os demais colaboradores na mudança técnica. Foram feitos mais de 250 comunicados em diversos idiomas até o go live.

A Ilegra tem experiência em grandes projetos envolvendo Google Apps. Recentemente, a empresa migrou 8 mil contas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 

A Ilegra é certificada pela Google Enterprise para Google Apps for Business no Rio Grande do Sul e Santa Catarina e Paraná. 

A nova área de negócios com tecnologia do Google se somou às já existentes como DBA as a Service, serviços em tecnologia SAP, desenvolvimento de software, infraestrutura e mobilidade baseada em conceitos de SOA e cloud computing.

A empresa teve um faturamento estimado de R$ 16,5 milhões em 2013, uma alta de 10% frente aos resultados do ano anterior.