O Grupo Savegnago implantou em duas de suas lojas o self-checkout da Consinco. Foto: Reprodução/EPTV.

O Grupo Savegnago, dono da maior rede de supermercados do interior de São Paulo, implantou em duas de suas lojas o self-checkout da Consinco. O equipamento permite que os clientes realizem a compra e o pagamento dos produtos sem a ajuda de atendentes.

Os quatro primeiros equipamentos já estão em operação na loja de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A cidade de São Carlos será a segunda a receber a tecnologia, com a inauguração da 33ª loja da rede, na sexta-feira, 18.

Com o equipamento de self-checkout, o cliente pode realizar, sozinho, todas as etapas da compra: pesar os produtos, passá-los pelo leitor de códigos de barra, fechar a compra e efetuar o pagamento. 

Fabricado no Brasil pela Laurenti, equipada com periféricos 100% nacionais e software desenvolvido pela Consinco, a tecnologia é comercializada a partir de R$ 30 mil, um valor 20% menor que o de um equipamento importado, segundo a empresa.

As máquinas de checkout são equipadas com câmeras, cujas imagens podem ser acompanhadas pelo supervisor. 

"O sistema é intuitivo. A todo momento, os consumidores são orientados por mensagens de áudio e de vídeo, o que torna a operação muito simples. É mais fácil de operar do que um terminal de autoatendimento bancário", diz Silvio Sousa, diretor-comercial da Consinco.

Os sistemas de self-checkout existem desde 1992 nos Estados Unidos e hoje já podem ser encontrados em diversos estabelecimentos de países da Europa. 

Segundo a agência de pesquisas RBR, até o final de 2015 cerca de 381 mil unidades estarão em operação no mundo, movimentando aproximadamente US$ 1 trilhão somente nos Estados Unidos.

O acordo focado em terminais de auto-atendimento não é o primeiro firmado entre o Grupo Savegnago e a Consinco. Em 2013, a rede investiu R$ 3 milhões para implantar o Sorter, sistema automatizado de classificação e separação de produtos. 

O sistema foi implantado pela Consinco no Centro de Distribuição da Savegnago, em Ribeirão Preto. Até o ano passado o processo de recebimento e expedição de produtos no CD era realizado em 11 etapas. Atualmente, são quatro.

A Rede Savegnago ainda utiliza os módulos de ERP da Consinco (gestão comercial, financeira, contábil, fiscal, patrimonial e WMS) desde 2009. O ERP é utilizado em todas as unidades da rede, sendo mais de 30 supermercados, quatro postos de combustíveis e um centro de distribuição.

Fundada em 1990, a Consinco tem como clientes mais de 150 grupos empresariais, que totalizam 1,3 mil estabelecimentos e cerca de 22 mil usuários.

Para 2015, a empresa tem uma expectativa de 23% de crescimento no faturamento em relação ao ano passado, chegando a R$ 50 milhões.

No final do ano passado, a empresa recebeu um aporte de R$ 1,5 milhão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), destinado à expansão dos negócios.

O valor foi a quarta e última parcela de uma linha de financiamento de R$ 4,5 milhões, aprovada em 2013, no âmbito do Programa para o Desenvolvimento da Indústria Nacional de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (BNDES Prosoft).