José Antonio Antonioni, da Softsul, durante o lançamento do ITK.

Gramado receberá nos dias 8, 9 e 10 de outubro de 2020 a primeira edição do Innovation Tech Knowledge 2020 (ITK), um novo evento de TI organizado pela Softsul com a meta de atrair 2 mil participantes para a cidade gaúcha.

O evento acontecerá no Centro de Eventos da Faurgs, localizado na antiga fábrica da Ortopé no centro da cidade, e será focado em um público amplo, incluindo empresários, empreendedores, “startupeiros”, profissionais level C (CEO’S, CIO’S, CTOS, etc.), executivos de TI, pesquisadores, professores e estudantes.

A pauta de assuntos também será diversificada, incluindo inteligência artificial, machine e deep learning, iot, blockchain, cloud computing, data science, realidade virtual, realidade aumentada e indústria 4.0.

“Podemos garantir que não faltarão experiências, conteúdo, networking qualificado, insights para a inovação e oportunidades reais de negócios”, afirma o presidente da Softsul, José Antonio Antonioni.

A Softsul não abriu palestrantes ou expositores para o evento, cuja agenda ainda deve estar sendo definida.

A entidade gaúcha, representante na capital da Softex, organização nacional da promoção do setor de software brasileiro, foi criada em 1994 e tem experiência em feiras e eventos.

Além da sua própria agenda de eventos, Softsul organizou durante mais de uma década uma missão de empresas brasileiras para a Cebit, feira de TI alemã encerrada no ano passado, que em seu auge atraía dezenas de milhares de visitantes para Hannover.

A Softsul foi responsável pelo conteúdo das conferências nas duas primeiras edições da BITS, feira irmã da Cebit que aconteceu em Porto Alegre entre 2010 a 2014 e também acabou cancelada.

Como dá para notar, eventos são uma missão difícil nos últimos tempos, o que não quer dizer que se trate de uma tarefa impossível. 

Na própria Gramado um evento de sucesso na área de tecnologia surgiu nos últimos anos: na quarta edição, o Gramado Summit, um evento focado no ecossistema de startups, atraiu neste ano 200 marcas e 4 mil empreendedores na feira de negócios. A próxima edição, em agosto de 2020, já confirmou a presença de Jordan Belfort, o investidor cuja vida inspirou o filme O Lobo de Wall Street.

Parte da receita do sucesso é a própria Gramado, um polo turístico nacional. Com pouco mais de 34 mil habitantes, a cidade gaúcha chega a receber 1,5 milhão de turistas, um número 44 vezes maior que os moradores fixos.