Rodrigo Galvão, presidente da Oracle Brasil.

A Oracle acaba de lançar o ONE, um programa de formação de mão de obra com cursos de 450 horas em diversas tecnologias, com o atrativo de um emprego na Gerdau ao final do processo.

Os módulos dos cursos on-line abrangem: lógica de programação, linguagem Java, front end, soft skills (empreendedorismo, criatividade e inteligência emocional), entre outros. A meta é introduzir 3 mil profissionais no mercado em níveis iniciais. O requisito é ser maior de 18 anos.

Os cursos funcionarão com tecnologia da Alura, uma das maiores plataformas de cursos on-line de tecnologia do Brasil.

O valor de R$ 99, podendo ser pago em até seis vezes, vale para o acesso a todos as 30 formações. 

A ideia de cobrar por um curso desse gênero é inédita até onde a reportagem do Baguete tem notícia. 

O pagamento, muito abaixo do valor de qualquer curso no mercado, visa “incentivar o engajamento” até a conclusão da formação, que deve ser feita em até seis meses.

“Queremos oferecer a oportunidade para todos mudarem suas vidas. Hoje há uma lacuna de aproximadamente 300 mil profissionais de TI no Brasil”, diz Rodrigo Galvão, presidente da Oracle Brasil.

A Oracle conseguiu embarcar na iniciativa a Gerdau, que deve contratar os melhores alunos (certamente a Gerdau tem vagas para profissionais júnior de Java, mas não deixa de ser um dedinho no olho na arquirrival SAP, uma das maiores fornecedoras da siderúrgica).

“Para nós, é essencial estimularmos o espírito empreendedor desses jovens e o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais da nova geração de profissionais que integrarão o mercado de trabalho do futuro”, afirma Gustavo França, líder global de digital e TI da Gerdau.

O time de apoiadores da iniciativa inclui ainda a Cogna Educação, que disponibilizará laboratórios de computação conectados à internet, em oito das unidades da Anhanguera Educacional, localizadas na grande São Paulo, para os participantes inscritos no programa que não possuam estes recursos. 

A formação também será divulgada para os estudantes inscritos na base de estagiários do CIEE.