COMPRANDO

Google investe em startup de senhas sonoras

18/02/2014 09:47

Empresas pretendem trazer mais segurança para internet. Foto: flickr.com/photos/simon_cocks.

Tamanho da fonte: -A+A

O Google anunciou esta semana a aquisição da companhia israelense SlickLogin, startup especializada em aplicações de segurança que usam o reconhecimento de senhas sonoras.

O comunicado oficial da aquisição, de valor não divulgado, saiu no site da própria startup, que afirmou que "se unirá ao Google em um esforço de fazer a internet mais segura para todos".

Segundo afirma o TechCrunch, o conceito da aplicação da SlickLogin envolve a emissão de sinais sonoros imperceptíveis ao ouvido humano, mas que podem ser reconhecidos pelos softwares.

A verificação é feita da seguinte maneira: na hora de fazer um login ou autenticação de usuário, o site ou programa emite um som quase inaudível pelos alto-falantes. 

Com isso, um app reconheceria este som, faria a análise e enviaria um sinal de volta ao servidor confirmando a identidade do usuário - ou pelo menos provando que ele é humano.

Além disso, o SlickLogin usa protocolos como Wi-Fi, Bluetooth, NFC, codes e GPS para dar mais precisão às verificações.

Segundo analistas do site norte-americano, o Google pode ter interesse nesta aplicação para o uso em dispositivos móveis. No entanto, não se sabe se a empresa de Mountain View tem interesse na solução como um substituto às senhas digitadas, ou seria usado como um nível adicional de segurança em suas aplicações.

No entanto, o que se sabe é que o o produto da startup israelense ainda não está aberto ao consumidor final. Por enquanto, foi apenas conduzido um piloto fechado para poucos usuários.

Agora, debaixo do guarda-chuva da gigante das buscas, resta saber como e para onde a empresa - ou esta tecnologia - vai andar.