Jogo ou reunião? Foto: flickr.com/photos/utrechtwillem.

A Joox, startup nacional do segmento de cartões de visitas, adesivos e minicards, anunciou o lançamento no Brasil de produtos da MethodKit, companhia sueca que cria jogos e ferramentas para auxiliar empresas e empreendedores.

O MethodKit consiste em uma espécie de jogo, com 50 cartas de baralho, cada uma com descrições das atividades e um ícone correspondente, destinadas a ajudar o empreendedor a planejar seu negócios e desenvolver novas ideias.

Conforme explica Genau Lopes Jr, CEO da Joox, o MethodKit é uma ferramenta de bolso para mapeamento da mente para que as pessoas planejem e formulem estratégias.

"Com isso é possível que elas realizem seus projetos e ideias, de forma fácil, através dos cartões, oferecendo novas maneiras de pensar e analisar o processo criativo”, explica.

Para o lançamento brasileiro, a Joox fez a tradução e adaptação dos materiais. Para a divulgação do método, o plano da companhia é apresentar workshops em diversas cidades brasileiras, como Curitiba, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro.

Para Lopes, a proposta é demonstrar o método aos empreendedores brasileiros, mostrando estratégias possíveis para facilitar o dia a dia das startups e empresas no país.

Segundo Ola Moller, CEO da MethodKit, o mercado latino-americano é um dos mais importantes para a empresa, juntamente com os Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha. No exterior, empresas como Dropbox e Ikea utilizam o método da startup.

“Cerca de 60% dos curtidores de nossa página no Facebook são brasileiros e o tráfego para o nosso site são provenientes do Brasil, por isso, vemos este mercado em rápido crescimento econômico e acreditamos que, em cinco anos, empresas da América Latina serão ainda maiores que companhias da Escandinávia e Europa”, afirma o executivo sueco.