Antonio Pasqualim. Foto: divulgação.

A Previsul, seguradora sediada em Porto Alegre, apostou em uma nova plataforma para acompanhar e otimizar as operações de seus mais de 3 mil corretores nos oito estados de atuação no país.

No ar há cerca de um ano, a solução Previcor foi implantada internamente pelo setor de TI da empresa. Desenvolvida na plataforma SQL , da Microsoft, o software permite o acompanhamento em tempo real das operações dos clientes na companhia.

Além disso, a solução foi acrescida de recursos de mobilidade, com acesso via tablets ou smartphones. No pouco tempo de operação em que a novidade está no ar, a adesão de corretores à aplicação já chega a 70%.

Conforme explica Antonio Pasqualim, gerente de TI da Previsul, o plano foi integrar todas as áreas, com um foco especial na agilização do trabalho externo dos corretores.

"Pensamos em uma interface simples, operável com poucos cliques em que os usuários não precisam pensar na questão da tecnologia e apenas aproveitem a facilidade para executar várias atividades”, afirma o executivo.

Entre os recursos disponibilizados via Previcor estáo a segunda via de faturas e boletos, verificar e exportar listas de recibos pagos ou a pagar de comissões em PDF ou Excel.

De acordo com Pasqualim, apenas este processo de digitalização de alguns documentos resultou em uma grande economia de tempo para a seguradora, além de uma maior autonomia para os corretores, que antes eram dependentes do sistema da Previsul.

"Antes, se um cliente solicitava ao corretor um novo boleto, havia toda uma burocracia em que era preciso acionar a seguradora para a emissão de um novo documento. Com o sistema, isso foi eliminado", explica.

Outras informações também foram incluídas, como o monitoramento automático das operações dos clientes de cada corretor na companhia, em que os profissionais podem saber em tempo real quais estão em dia, inadimplentes e cancelados.

"Também vale citar que esse maior controle de nossos corretores também se estende ao cálculo de comissões e valores a receber. Esta solução nos deu maior transparência", observa Pasqualim.

Para completar, o gerente de TI destacou que, para os gestores da seguradora, o Previcor permitiu acompanhar os resultados individuais e globais em relação às metas estabelecidas para cada um.

“Com esta plataforma temos uniformidade de procedimentos e informações, e quem acessa o sistema em Brasília ou Salvador, por exemplo, tem acesso instantâneo da mesma maneira que aqueles que estão na matriz em Porto Alegre”, afirma.

Para 2014, o objetivo da Previsul é consolidar a plataforma, aumentando a taxa de adesão entre os corretores e agregando novas funcionalidades de acordo com o feedback dos usuários.

"Estamos buscando as melhores práticas e temos o objetivo de automatizar, por meio desta plataforma, cerca de 95% dos principais processos que os nossos corretores fazem no seu dia-a-dia", finaliza o gestor.