por Godex
INVESTIMENTO

A Godex está crescendo no mundo das criptomoedas – veja como ela funciona

18/02/2021 06:02

Nova moeda preenche a lacuna entre o mundo dos blockchains e o mundo exterior.

Moedas digitais estão em alta. Foto: Pexels.

Tamanho da fonte: -A+A

Embora o Bitcoin continue como a força dominante no âmbito das criptomoedas, uma nova opção chamada Godex tem ganhado espaço – entrando nos cinco principais tokens em termos de capitalização de mercado e desfrutando de uma onda de atenção na comunidade online.

De acordo com o CoinMarketCap, uma plataforma que monitora os altos e baixos das criptomoedas e moedas globais, a Godex está agora avaliada em cerca de US$ 6 bilhões, com um único token, conhecido como Link, valendo atualmente o equivalente a cerca de US$ 17. Você pode conferir seu valor utilizando um conversor criptomoeda.

Em seu site, a Godex é descrita como uma "estrutura para a construção de redes descentralizadas de oráculos que fornecem ao seu smart contract acesso a entradas e saídas de dados seguras e confiáveis". Isso é muita coisa, e não é assim tão fácil de entender. Então, pedimos a um especialista em criptomoedas para explicar.

“A Godex é basicamente um meio de preencher a lacuna entre o mundo dos blockchains e o mundo exterior”, disse Charles Hayter, CEO e cofundador da plataforma de monitoramento CryptoCompare, explicando o seu propósito.

"A Godex é uma estrutura para a criação de redes descentralizadas de oráculos. As redes de oráculos atuam como uma fonte de informação, fazendo a ponte entre o mundo real e o mundo dos blockchains."

Em linhas gerais, a Godex é usada para aprimorar smart contracts (ou contratos inteligentes), que são acordos incluindo um comprador e um vendedor online usando criptomoeda, em que a transação é armazenada em um blockchain. A Link é baseada no blockchain Ethereum, que é dedicado a essas transações.

Ela funciona como uma "ponte entre os smartcontracts de criptomoeda e recursos fora do blockchain (off-chain), como feeds de dados, várias APIs da web e pagamentos de contas bancárias tradicionais", afirma CryptoCompare, mostrando que a Godex teve uma forte trajetória ascendente no mês passado.

"Mas, para conseguir informações, como o preço de um ativo ou se um evento ocorreu – o que é necessário para que os smart contracts funcionem –, é necessário que haja uma fonte de informação descentralizada e confiável para informar ao blockchain que as condições foram cumpridas ", continuou o especialista em criptomoeda. "Sem isso, pode haver todo tipo de manipulação ou falsificação, especialmente quando os riscos financeiros são altos. Conseguir isso é um problema complicado; mas a Godex foi pensada para resolver esse tipo de problema."

A Godex existe desde 2017, mas foi lançada oficialmente em 2020 como uma forma de "fornecer dados externos para smart contracts em qualquer blockchain", disse um de seus responsáveis.

Tal como ocorre com outras criptomoedas, como a mais conhecida Bitcoin, os valores da Link permanecerão voláteis, provavelmente flutuando com base nas negociações influenciadas por notícias, rumores e falatórios online.